Yamaha MT-09 2017 é remodelada e ganha quickshifter

Três após o lançamento da primeira MT, Yamaha adota farol duplo como na MT-10 e melhora pacote de série

05/10/2016 06:11

A primeira naked da família MT foi apresentada três anos atrás iniciando a renovação da linha de produtos da Yamaha e a liderança em vendas na categoria. Após o lançamento da MT-10 no ano passado, aproveitando a base tecnológica da superbike de 1.000cc R1, outra orientação de design surgiu na família MT e agora chega ao modelo mais antigo da família ao ser revelado no salão Intermot, em Colônia (Alemanha), para 2017.

Mais óbvia das mudanças é a adoção de uma dianteira semelhante à da 10, com dois faróis de LEDs envoltos por uma máscara de linhas angulosas. Os piscas foram deslocados para baixo, perto do radiador, que ganhou peças plásticas nas extremidades para aumentar o volume da dianteira. O painel continua o mesmo – digital deslocado para a direita – e o desenho da parte central da 09 quase não foi modificado, apenas a ponteira de escapamento recebeu uma nova capa preta com parte central de metal e o banco está mais plano e 5 mm mais alto, mas ainda tem forma semelhante à do anterior.

A revisão de design segue com uma completa modificação da traseira, que nunca foi unanimidade no modelo anterior, passando a ser mais curta (subquadro 30 mm menor) e “arrebitada”, com lanterna de LED’s embutida e sem a presença do suporte de placa – deslocado para baixo e fixado ao braço oscilante.    

Novidades técnicas

O conjunto de câmbio recebeu grande parte das novidades técnicas, com adoção de embreagem assistida deslizante para reduzir o esforço no acionamento da alavanca em 20% e evitar o travamento da roda traseira em reduções bruscas. Em uso esportivo as trocas ficam mais rápidas com o quickshifter para elevação de marcha (não atua na redução), que elimina a necessidade de acionamento da embreagem. Outra melhoria foi a troca da suspensão dianteira por uma com ajuste de compressão no tubo esquerdo, ficando o de retorno no da direita.

No Brasil ainda não há notícia sobre a linha 2017, neste momento a Yamaha está liquidando o estoque de MT-09, que no país mantém as cores desde o lançamento do modelo (no exterior foram modificadas ao longo dos três últimos anos). 

APLICATIVO



INSTAGRAM