Yamaha apresenta robô capaz de pilotar motocicleta

Chamado de Motobot, o projeto consiste em diagnosticar a precisão de pilotagem em condições extremas para melhorar a segurança

28/10/2015 15:47

A Yamaha apresentou hoje (28) durante o Tokyo Motor Show um robô capaz de pilotar uma motocicleta. Chamado de Motobot, o projeto consiste em um robô humanoide programado para conduzir um veículo de duas rodas de forma autônoma através da tecnologia robótica da Yamaha. No estande da marca no Salão de Tokyo, o Motobot está “sentado” sob uma R1M, modelo top de linha da superesportiva da marca japonesa, e, segundo a Yamaha, a intenção é realizar alguns ajustes para o Motobot ser capaz de pilotar uma moto na pista a mais de 200 km/h.

No entanto, muitos motociclistas devem estar se perguntando o porquê dessa invenção, certo? Segundo a Yamaha, “pilotar uma moto em condições e velocidades extremas requer muita pericia do piloto e um grau elevado de precisão. Nossa intenção é minimizar os riscos”. Portanto, a fabricante pretende utilizar esta tecnologia para criar sistemas de segurança para os motociclistas.

Por fim, a Yamaha produziu um vídeo onde apresenta o Motobot e sua evolução, fazendo uma brincadeira com o piloto Valentino Rossi. Confira o vídeo:

 

APLICATIVO



INSTAGRAM