Vídeo: Yamaha MT-09 muda, ganha motor maior e eletrônica

Modelo 2021 é a maior modificação da naked lançada mundialmente em 2013, e inclui até novo chassi

27/10/2020 17:10

A Yamaha apresentou nesta terça-feira (27) a maior modificação já realizada na MT-09 desde o lançamento em 2013. O modelo 2021 revelado na Europa é uma antecipação da moto que estará à venda por lá a partir de março do próximo ano.  

Começando pelo motor, o 3 cilindros de 847cc passou a 889cc com aumento de diâmetro dos pistões. A elevação de potência máxima foi sutil, já que a modificação está de acordo com a norma de emissões mais rígida Euro 5: de 115 cv para 119 cv. 

O torque é a principal novidade do motor revisto, de 8,9 kgf.m a 8.400 rpm passa a alcançar o pico de 9,4 kgf.m mais cedo, a 7.000 rpm. Com isso as relações de marcha foram revistas, 1ª e 2ª são ligeiramente mais longas e o sistema quickshifter atua nas elevações e reduções.

Abraçando o motor há um novo chassi de alumínio deltabox 50% mais rígido lateralmente. O braço oscilante também é novo e a configuração das suspensões foi revista. Cada novo componente, incluindo as rodas, teve o peso reduzido e auxilia no aprimoramento da estabilidade. No total são 4 kg a menos. Um cilindro-mestre radial foi o principal upgrade nos freios, no caso o dianteiro.

A instalação de uma central inercial IMU que monitora seis eixos de inclinação atualiza completamente os assistentes eletrônicos à pilotagem. ABS, controle de tração, anti-wheelie e modos de pilotagem ajustam a atuação considerando a inclinação da MT-09. 

Tudo é selecionado por comandos à direita e visto no novo painel TFT colorido de 3,5 polegadas. A estética foi atualizada de forma geral, com novos plásticos e especialmente a identidade dianteira marcada pelo projetor único e dois filetes de LED fazendo as vezes de luzes diurnas.  

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM