VÍDEO NOVO NO CANAL: ELA VOLTOU!!!

Confira as impressões do Leandro Mello sobre a Ninja 300

15/09/2023 06:09

Ela está de volta! Depois de um hiato de alguns anos a Kawasaki volta a oferecer a Ninja 300 como sua esportiva de entrada - um degrau para quem quer chegar na Ninja 400. O modelo foi um sucesso por aqui com mais de 8.300 unidades vendidas entre os anos de 2012 e 2018. Agora ela será oferecida exclusivamente na versão com freios ABS e custa R$ 31.310 (preço de setembro/2023, com frete).

Seu visual é imponente, mas ao analisar a ficha técnica, percebemos que é uma moto bem amigável. Para começar é bem baixa. A distância mínima do solo de apenas 140 mm – o que também pede cuidado ao superar obstáculos como guias ou degraus nas subidas de calçadas. Ela pesa 175 kg já abastecida e seu tanque tem a excelente capacidade de 17 litros. 

O quadro é do tipo diamond, que abraço o motor, permitindo mudar de direção de forma abrupta sem que o piloto sinta oscilações. No cockpit o destaque fica para o painel (com visor digital) e conta-giros com a faixa vermelha se iniciando aos 13.000 giros. Junto com o tacômetro também estão as luzes espia. Na tela menor estão velocímetro, relógio, medidor de combustível, dois hodômetros parciais e indicador de pilotagem econômica.

Slider de série
Geralmente os donos dessas pequenas esportivas tem muito ciúmes e cuidado com suas motos e uma simples queda lateral pode causar sérios danos na sua carenagem. Por conta disso o fabricante equipou a moto com slider lateral ligado ao chassi.

Motor segue o mesmo de dois cilindros paralelos, com 296 cm³, atinge a potência máxima de 39 cavalos a 11.000 giros, regime pouco acima de sua faixa de torque máximo de 2.8 kgf., a 10.000 giros. Bem, até aqui já deu para perceber que esse é um modelo para quem gosta de acelerar e usar seu câmbio de 6 marchas para manter o propulsor sempre cheio e esperto.

Os pistões paralelos percorrem 62 mm e possuem 42 mm de diâmetro, uma dupla de válvulas de compressão e outra dupla de escape – são regidas pelo comando duplo no cabeçote enquanto o sistema de injeção eletrônica alimenta o propulsor com gasolina. A taxa de compressão é de 10,6:1. 

Na cidade
Em meio ao trânsito o piloto deve ficar atento ao buscar o melhor giro do motor enquanto vai se esgueirando entre os carros, sua largura máxima de 71,5 cm permite vencer com tranquilidade os engarrafamentos, basta ficar atentos aos espelhos, montados na carenagem que coincidem com a altura dos retrovisores dos carros.

O sistema de refrigeração possui uma ventoinha que desloca o ar quente emitido pelo radiador para a parte inferior do motor. Segundo o fabricante isso evita que quadro, tanque e outros componentes se aqueçam e levem o calor de forma incomoda ao piloto – principalmente nos congestionamentos.

A embreagem é do tipo assistida e deslizante. As marchas são trocadas facilmente, uma vez que o sistema reduz a força necessária no manete, enquanto o que deslizamento evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.

Freio na dianteira é um “discão” de 290 mm (em forma de pétala) mordido por uma pinça de pistões duplos opostos. Na traseira o disco (também em forma de pétala) tem 220 mm de diâmetro e pinça de dois pistões opostos

Em sua apresentação nosso piloto gostou da maciez do banco “até mesmo o banco do garupa é confortável”. Seu espanto se justifica uma vez que em modelos esportivos andar da garupa é geralmente um sinônimo de sofrimento. O banco do piloto segue a mesma receita de conforto e está a 785 mm do solo. Facilitando muito a vida dos pilotos de menor estatura.

E na pista com Leandro Mello
É uma moto que faz muito bom uso do motor de dois cilindros com muito mais fôlego do que se espera para uma 300. A sexta marcha e a força do motor permitem velocidades mais elevadas. Para quem gosta de acelerar na pista a embreagem assistida e deslizante faz muita diferença. Com um conjunto muito bem acertado que funciona muito bem e ainda permite um acionamento mais macio. Outro diferencial é o pneu traseiro de 150mm.

Ela chega num patamar de preço abaixo da R3 e da própria Ninja 400. Ficando muito bem colocada para quem deseja subir de uma monocilíndrica de 250 ou 300cc. O desempenho é muito legal com 39 cavalos de potência. O design é muito bacana com estilo muito esportivo com bolha, painel digital e um enorme conta giros. É um modelo que permite você começar a acelerar por um custo menor, porém sem perder a diversão.

Por Cicero Lima Fotos Mario Villaescusa

 

<

APLICATIVO



INSTAGRAM