Vídeo: nova Ninja ZX-25R acelerando com 4 cilindros e 250cc

Esportiva de baixa cilindrada da Kawasaki será lançada na Ásia como mini-superbike

19/03/2020 04:03

Um novo vídeo da Kawasaki mostra a nova Ninja ZX-25R em ação pela primeira vez. A pequena esportiva de 4 cilindros foi pilotada pelo campeão mundial de superbike Jonathan Rea, no circuito de Jerez, na Espanha.

Revelada em outubro passado pela Kawasaki da Indonésia, a novidade finalmente estreará em abril. Apesar da comoção gerada em outros mercados, por enquanto não há previsão de vendas globais fora da Ásia.

O modelo foi desenvolvido para uma demanda regional. Apenas na Indonésia são vendidas 6,5 milhões de motos/ano, ou seis vezes mais do que no Brasil. E lá, assim como em outros mercados vizinhos, e legislação impõe limitações relacionadas à cilindrada de 250cc.

No caso da Indonésia, a habilitação para motociclistas é dividida em categorias. A primeira delas permite conduzir motos de até 250cc, e para dar o passo seguinte (250 a 500cc) é preciso atender a novos requisitos. Peculiaridades como esta fomentam um mercado para motos premium de até 250cc.

As Kawasaki Ninja 300 e 400 vendidas no Ocidente com motores de 2 cilindros, naquela região se mantiveram fabricadas em versões 250. Também para o Sudeste Asiático foi criada a Ninja 250SL de 1 cilindro, mais barata. E agora a topo de linha ZX-25R, que atenderá o maior volume de motociclistas da região, com habilitação limitada somente pelo critério de cilindrada (e não de potência, como ocorre com os iniciantes na Europa).

Mais do que o motor com 4 cilindros, que evoca as pequenas esportivas japonesas das décadas de 1980 e 1990, é uma Ninja superior à 400 brasileira em outros quesitos. A eletrônica contará com modos de potência (Full e Low), controle de tração (provavelmente não ajustável em níveis) e quickshifter. Já os componentes incluem garfo de suspensão invertido Showa BPF-SFF, pinça de freio dianteira de montagem radial, balança traseira de alumínio e alavancas ajustáveis de freio e embreagem.     

O desejado motorzinho ainda não teve as especificações confirmadas, mas já se sabe que é capaz de atingir 17.000 rpm. No vídeo, a troca da 5ª marcha no limite de rotações ocorre perto de 160 km/h indicados pelo painel, como na Ninja 400 de 2 cilindros. Ambas contam com 6 marchas.   

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br                

APLICATIVO



INSTAGRAM