VÍDEO: Ducati Panigale R chega com fama de melhor esportiva já fabricada

Modelo que chega ao Brasil nos próximos meses ganha versão preparada pela fábrica para competir no Mundial de Superbike

27/03/2013 14:59

O lançamento da 1199 Panigale foi uma revolução por si só. Um temperamental motor de 2 cilindros e 195 cv em uma moto de corpo esguio, com o peso de uma 600cc. Mas para competir no Mundial de Superbike a Ducati queria mais: como só podem participar modelos à venda para o público, criou a versão R preparada pela divisão de competições da fábrica. A moto que vem sendo aclamada a melhor esportiva de série já fabricada estará na edição de abril de Duas Rodas, nas bancas na próxima semana.

O teste foi realizado no novo Circuito das Américas, em Austin (Estados Unidos), com 5.500 metros (no calendário da MotoGP só perde em extensão para Silverstone, com 5.900 metros). Inclui retas longas, subidas, descidas, curvas de alta, média e baixa velocidade, ou seja, toda a sorte de situações.

Comparando ao motor da Panigale standard, que começará a ser vendida no Brasil, o da versão R recebe uma preparação que eleva a potência máxima para além dos 200 cv, mas os engenheiros da Ducati explicam que o maior ganho é estar até 15% mais vigorosa em médios giros, com uma capacidade de aceleração e retomada de velocidade também reforçada pelo encurtamento da relação (dois dentes a mais na coroa).

Além disso, a Panigale R é a mais leve esportiva da categoria e conta com um pacote de assistência eletrônica completo (modos de pilotagem, modos de potência, ABS, distribuição de frenagem, controle de tração, do freio motor e quick-shift, para trocas de marcha sem uso de embreagem). No painel, o sistema de telemetria por GPS monitora e grava tudo o que está ocorrendo com a moto em cada trecho do percurso, como velocidade, rotação do motor, abertura do acelerador, marcha engatada, acionamento do freio e controle de tração, entre outros dados. Será mesmo a melhor moto já produzida? Veja a avaliação em Duas Rodas de abril.

Confira o vídeo de apresentação da Panigale R estrelado por Nicky Hayden e Ben Spies, os pilotos oficiais da Ducati na MotoGP, que a colocaram na pista no mesmo Circuito das Américas:

 

APLICATIVO



INSTAGRAM