22/02/2016 11:37
A fabricante norte- americana de motocicletas Victory se intitula ‘the modern American muscle bike’, ou ‘uma moto americana musculosa moderna’, pois traz como receita básica de fabricação de um modelo um poderoso motor montado em um chassi leve, sem se preocupar com o conforto. Seguindo esta premissa nasceu a Octane, último e mais poderoso modelo da Victory, apresentado ao mundo no fim da semana passada.
A Octane está equipada com um V-Twin de 1.179 cm³ e refrigeração líquida, capaz de produzir 104 cavalos de potência a 8.000 a rpm e entregar um torque máximo de 10,9 kgf.m aos 6.000 giros, sendo o maior e mais potente propulsor já construído pela Victory. Segundo a marca, o motor foi aprimorado – cilindro com 73.6mm de curso – para girar mais e tem o corpo do acelerador (de 60mm) mais curto, tudo para se parecer mais com uma moto esportiva do que com uma custom americana – ainda de acordo com a marca, a Octane faz de 0 aos 100km/h em menos de quatro segundos.
O chassi, fabricado em alumínio, traz o motor integrado à estrutura para dar mais estabilidade ao modelo, que tem uma distância entre eixos de 1.578mm e a inclinação lateral de 32º, números capazes de conceder mais agilidade que as tradicionais motos americanas.
A ciclística também promete acompanhar o desempenho do conjunto, com suspensão de 41mm de diâmetro na dianteira e 120mm de curso, e amortecedores traseiros com ajuste na pré-carga e curso de 76mm. Os freios, dianteiro e traseiro, são equipados com discos de 298mm, juntamente com ABS de série.
O chefe de projetos da Victory, Mike Song, falou que a Octane é o resultado de um esforço de trazer as motos americanas para o século XXI. “A Victory não tem uma história longa, ou uma herança para respeitar. A primeira Victory nasceu a 4 de Julho de 1998, no aniversário da Independência da América, por isso apostamos na modernidade, livres de qualquer preconceito, e vamos pelo nosso próprio caminho. A Octane é por isso um exemplo: manobrável, performante, estilosa e contemporânea”, disse.