Veja os finalistas da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Candidatos disputarão prova prática em pista de testes montada no Salão Duas Rodas, em 12 de outubro

01/10/2013 16:44

Os dez candidatos abaixo gabaritaram o questionário da promoção O Melhor Motociclista do Brasil e são nossos convidados no Salão Duas Rodas, na próxima semana, em São Paulo. Eles acertaram as questões e foram selecionados pela frase que criaram a partir do tema “tecnologia e meio ambiente”. Os finalistas participarão da prova prática na pista de testes montada no Parque Anhembi, em 12 de outubro, e o grande vencedor da promoção levará uma Ducati Monster 796 ABS. Veja a lista:

Angelo Rossini – Santana de Parnaíba (SP)

Fábio Affonso da Silva – Brasília (DF)

Fábio Passos da Silva – São Paulo (SP)

Leandro Daud Guida – São Paulo (SP)

Luiz Carlos de Lima – São Paulo (SP)

Marcelo S. C. de Albuquerque Tabajara – Porto Alegre (RS)

Marco Zampieri – São Bernardo do Campo (SP)

Orlando Caetano Filho – Belo Horizonte (MG)

Renato de Vivo Romano – São Bernardo do Campo (SP)

Ulysses Okada de Araújo – Cotia (SP)

Confira o gabarito do questionário

1. A primeira motocicleta fabricada no Brasil saiu de uma linha de montagem em:

B. Guarulhos (SP), em 1974.

2. O motociclista está mais protegido usando luvas:

B. De couro ou tecido sintético com proteções sobre dedos e articulações, além de camada dupla ou tripla na palma da mão.

3. O calçado ideal para conduzir motos com proteção é:

C. Uma bota para motociclista de boa qualidade, que costuma não usar cadarço, ser mais rígida e possuir proteção na altura do tornozelo, além de reforço na parte superior para resistir às trocas de marcha.

4. Quando o pneu da moto é novo, é preciso ter cuidado porque:

A. Possui uma camada de cera usada entre a borracha e a fôrma no processo de fabricação, o que reduz a capacidade de aderência nos primeiros quilômetros em contato com o asfalto.

5. Qual é a diferença entre um pneu radial e um diagonal?

C. A carcaça, que no primeiro caso é composta por fios dispostos de forma radial (transversalmente à banda de rodagem) e no segundo, por fios dispostos de forma cruzada (em diagonais).

6. Por que a maneira mais eficaz de verificar o desgaste do pneu é usar o indicador TWI? 

A. O TWI é um ressalto dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu o faz igualar a altura do TWI fica claro que a banda de rodagem está no limite para manter a eficiência no escoamento de água.

7. É mais seguro frear a moto:

A. Aplicando mais força ao freio dianteiro, que possui maior capacidade de frenagem e pode parar a moto em menor espaço. Em piso de baixa aderência é recomendável reduzir a aplicação de força na dianteira e transferi-la para a traseira, diminuindo o risco de travamento da roda da frente, que determina a direção da moto e pode causar uma queda com mais facilidade.

8. O freio ABS serve para:

B. Impossibilitar o travamento da roda, mantendo a aderência do pneu ao piso e evitando quedas.

9. O que significa contra-esterço?

C. É uma técnica que consiste em empurrar levemente o guidão no lado para o qual se quer direcionar a moto, aumentando a velocidade de inclinação.

10. O amortecedor de direção costuma ser instalado em motos esportivas para:

A. Reduzir a instabilidade da roda dianteira e tendência do guidão virar com facilidade, porque esse tipo de moto usa um ângulo de cáster reduzido e a potência elevada faz com que a roda dianteira empine com mais facilidade.

11. Motores de mesma capacidade volumétrica e diferentes números de cilindros apresentam comportamentos diferentes. Os motores de 2 e 4 cilindros costumam se diferenciar por, respectivamente:

A. Apresentar melhor desempenho até médios regimes e em altos regimes.

12. Para que servem as válvulas de admissão e escapamento do motor?

C. As válvulas de admissão e escapamento vedam os dutos de entrada de combustível e saída de gases, isolando a câmara de combustão nos momentos da compressão e combustão.

13. O nível do óleo lubrificante do motor deve ser verificado:

B. Com o motor desligado, para que todo o lubrificante esteja no cárter, onde fica a vareta ou o visor com escala de nível.

14. A classificação API indica que o óleo lubrificante é:

B. Mais moderno e atende a normas de eficiência mais rígidas conforme a sequência de letras avança. Por exemplo: um lubrificante API SJ é menos eficaz que um SL.

15. A linha de lubrificantes Shell Advance é formada por:

C. Shell Ultra 100% sintético, Shell Advance AX7 semissintético, Shell Advance AX5 mineral e Shell Advance SX mineral para motores 2 tempos.

16. O sistema Start-Stop, que estreou em motos no Brasil neste ano, foi criado para:

A. Reduzir o consumo de combustível, ao desligar o motor após alguns segundos com a moto parada e retomar o funcionamento assim que o acelerador é novamente acionado.

17. O combustível aditivado traz mais benefícios ao motor porque:

C. Possui uma formulação que inclui elementos redutores de atrito e detergentes, diminuindo o acúmulo de resíduos sólidos em componentes que entram em contato com o combustível.

18. Assinale a alternativa que apenas reúne fatores responsáveis por reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes:

B. Trocar a vela de ignição dentro do limite de prazo ou quilometragem indicado pela fabricante da moto; manter o filtro de ar limpo e trocá-lo sempre que necessário; monitorar a calibragem dos pneus para que não fique abaixo da recomendada.

19. A Shell é fornecedora oficial de lubrificante da Ducati na MotoGP. Neste ano, a fabricante italiana de motos está comemorando o aniversário de 20 anos de qual modelo?

C. A naked Monster, produzida desde 1993 e lançada no Brasil neste ano na versão 796.

20. Qual é a diferença entre o comando de válvulas desmodrômico utilizado pela Ducati e o comando de válvulas da maioria das motos?

C. No comando de válvulas desmodrômico, balancins movimentados pelo motor são responsáveis pela abertura e fechamento das válvulas, enquanto na maioria das motos um conjunto mecânico controla apenas a abertura das válvulas e seu fechamento acontece através de molas.

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