Uma história em revistas: tese da USP pesquisa Duas Rodas e o mercado de motos no Brasil

Pesquisa sobre o desenvolvimento da indústria no país abordou o período de 1974 a 2000 com levantamentos baseados no acervo de Duas Rodas

13/11/2013 12:29

Tese de doutorado em História Econômica apresentada este ano na Universidade de São Paulo relata a história de Duas Rodas e da indústria motociclística brasileira, ambas iniciadas em 1974. Nascida meses antes da indústria de motos no país, Duas Rodas é tema de análise no primeiro dos três capítulos da tese, onde o Prof. Dr. Cristiano José Pereira comenta reportagens, editorais, capas e opiniões dos leitores para demonstrar o cenário descrito pela revista de 1974 a 2000.

A pesquisa foca a história da indústria e do motociclismo no Brasil, incluindo temas como legislação e o crescimento da cultura do motociclismo no país. O tema da ilegalidade dos menores de idade pilotando veículos motorizados de duas rodas recebe especial atenção de Pereira, que no trabalho cita o exemplo do início de carreira do piloto Alexandre Barros aos 8 anos. Segundo ele, “nenhuma outra publicação atingiu o objetivo de noticiar adequadamente o desenvolvimento da indústria motociclística brasileira ao longo do período 1974-2000.” Para justificar sua escolha, o autor lembra que Duas Rodas foi a única publicação que cobriu a instalação da indústria nacional no país, na década de 1970, e está entre as oito revistas mais longevas do país.   

A tese “Interdita Liberdade em Duas Rodas: Juventude e Desenvolvimento da Indústria Motociclística no Brasil (1974-2000)” já pode ser consultada pela Biblioteca Digital da USP (http://bit.ly/184JZhE).

APLICATIVO



INSTAGRAM