Triumph atualiza Speed Triple para encarar forte concorrência

Marca inglesa anuncia um novo pacote para sua naked de 1050cc a fim de concorrer de igual para igual com BMW e KTM, principalmente

10/11/2015 10:30

A Triumph Speed Triple sempre foi uma referencia no segmento das motos naked de 1000cc. No entanto, marcas como BMW e KTM, por exemplo, lançaram concorrentes que fizeram a marca inglesa se atentar para não ficar defasada no nicho das super nakeds. Caracterizadas pela alta potência e muita tecnologia embarcada, estas motos trazem hoje a mesma configuração das superesportivas, se diferenciando somente pela falta de carenagens.

Pensando nisso, a Triumph anunciou essa semana uma atualização completa da Speed Triple, com mudanças no motor, na ciclística e na tecnologia embarcada para encarar motos como a S 1000 R e a Super Duke 1290 R. Duas versões chegarão ao mercado, Speed Triple S e R, confira as diferenças.

Atualização

Segundo a fabricante, o motor, novo, foi reconfigurado para entregar mais potência e torque em toda a faixa de aceleração e, mesmo assim, está 10% mais econômico (consumo) que a versão anterior. Ainda de acordo com a Triumph, o propulsor teve seus cilindros revisados e agora conta com uma nova câmara de combustão e árvore de manivela. O corpo do acelerador também é novo, assim como o radiador, o que deixou o conjunto mais estreito na distância entre eixos em 20mm.  

A Speed Triple 2016 também tem um novo sistema de embreagem deslizante, possibilitando trocas de marcha em altas velocidades sem “tranco”. Segundo a marca, o sistema de exaustão também foi alterado e agora está com a taxa de fluxo 70% mais efetiva, atendendo padrões das leis de emissão de poluentes. A Triumph não divulgou os dados de potência e torque, mas a nova Speed Triple deve entregar algo em torno de 140 cavalos de potência.

Preocupada em controlar toda sua força, a Triumph renovou o pacote eletrônico da Speed Triple, que agora conta com uma nova central (ECU) e um novo acelerador eletrônico (ride-by-wire) mais moderno, entregando mais controle ao piloto. São cinco modos de pilotagem: estrada, chuva, sport, pista e um modo programável, onde é possível customizar as opções de controle de tração e ABS. Os freios agora são da grife Brembo na dianteira com piças monobloco.

Já as alterações estéticas não são muitas, mas incluem novos faróis, novas lâmpadas de milha diurnas, detalhes nas carenagens e um novo assento, inspirado na Daytona 675R.

Versão R

A versão R da Speed Triple traz todos os itens citados acima e mais algumas exclusividades. Para-lama dianteiro e detalhes no tanque de combustível em fibra de carbono, além de um conjunto de suspensão da marca Ohlins na frente (NIX30) e atrás (TTX36). A Speed Triple R também tem alguns detalhes em outras cores, como o protetor do braço oscilante, a tampa do radiador e um subquadro em vermelho, assim como a costura do banco.

As opções de cores serão diferentes em ambas as versões, sendo a ‘S’ disponível em vermelho e preto, e a ‘R’ em branco e grafite. O preço ainda não foi divulgado, mesmo na Europa, e as duas motocicletas têm tudo para vir ao Brasil em 2016, já que são comercializadas pela marca por aqui – atualmente tem preço sugerido de R$ 43.990. 

 

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