26/12/2017 01:12
Os 25 anos de história da Monster estão longe de acabar depois de mais de 300 mil unidades estarem estacionadas nas garagens do planeta. Com a 797 que agora começa a ser vendida no Brasil a Ducati pretende aproximar sua naked de um número maior de motociclistas através do preço abaixo de R$ 40 mil (R$ 39.900), motor menor e eletrônica embarcada básica. A 821 de R$ 46.900 deixa de ser montada no país – mais potente, equipada com modos de pilotagem e controle de tração.
A característica visual da 797 segue o padrão rapidamente reconhecível da família Monster: o vistoso chassi em treliça exposto abaixo do tanque, farol redondo, traseira curta... e soma-se a isso a grande evolução das Ducati nos últimos anos em direção à usabilidade e pilotagem mais amistosa. O banco tem espuma macia, o recorte do tanque permite bom encaixe das pernas até de pilotos de maior estatura e a bem-vinda novidade do espaço adicional para os pés, que ao repousarem sobre as pedaleiras não ficam mais com os calcanhares encostando na ponteira de escapamento ou na balança da suspensão. O passageiro, apesar da camada de espuma aparentemente menor na parte traseira do banco, vai bem acomodado e sofre pouco com os solavancos da suspensão.
A 797 talvez seja a Ducati mais ágil e fácil de pilotar. Além da boa ergonomia, o motor é o mesmo que equipa a linha Scrambler, um V2 refrigerado a ar com 2 válvulas por cilindro. Longe de ser uma usina de potência e força, rende até 73 cv a 8.250 rpm e 6,8 kgf.m a 5.750 rpm; a principal virtude está na progressividade e suavidade na tocada, com ele é fácil andar devagar e sem respostas bruscas curtindo um passeio acompanhado, algo quase impossível com uma Ducati poucos anos atrás.
Embora este teste tenha sido feito apenas em circuito fechado (a moto ainda não estava emplacada), as condições do asfalto contemplaram algumas irregularidades e desníveis que permitiram sentir o bom funcionamento das suspensões. Absorvem as oscilações e mantêm a 797 na rota durante as curvas, atuando com precisão sem transmitir impactos excessivos ao piloto. As bengalas são Kayaba de 43 mm de diâmetro sem regulagens, mas o amortecedor traseiro Sachs pode ser ajustado na pré-carga da mola e retorno.
Como é praxe nas Ducati os freios são dignos de esportivas, na dianteira dois discos de 320 mm de diâmetro mordidos por pinças radiais monobloco Brembo: respondem imediatamente e com decisão ao menor toque na alavanca. O sistema ABS está bem calibrado para uma atuação rápida e discreta, a intromissão só acontece quando os freios são acionados exageradamente ou ondulações no pavimento fazem as rodas decolarem do chão.
Conclusão
“Durante os testes no autódromo fiquei surpreso com a estabilidade”, diz Leandro Mello. “Em vários pontos onde normalmente eu teria que dosar a potência em outros modelos para evitar oscilações nas suspensões (caso da Yamaha MT-09) com a 797 conseguia continuar acelerando com confiança por conta da resposta do conjunto ciclístico, que mantém a moto pregada ao chão. A ressalva é o limite de inclinação para a direita por causa do escape, que raspa. O motor não é forte se considerarmos concorrentes como MT-09 e Z900, por outro lado o conjunto ciclístico é superior e ajuda mais a aproveitar o desempenho do motor.”
Ficha técnica
Motor: 803cc, 2 cilindros, 2 válvulas por cilindro, comando desmodrômico, refrigeração a ar
Diâmetro x curso: 88 mm x 66 mm
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 73 cv a 8.250 rpm
Torque: 6,8 kgf.m a 5.750 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Câmbio: 6 marchas
Chassi: treliça de aço
Suspensões: garfo telescópico invertido na dianteira e monoamortecida com regulagens de pré-carga e retorno na traseira
Pneus: 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira
Freios: discos de 320 mm com pinças de 4 pistões na dianteira e disco de 245 mm com pinça de 2 pistões na traseira
Comprimento: 2.099 mm
Largura: 830 mm
Altura: 1.085 mm
Altura do banco: 805 mm
Entre-eixos: 1.435 mm
Distância do solo: n.d.
Peso: 193 kg (ordem de marcha)
Tanque de combustível: 16,5 litros
Preço: R$ 39.900
Medições de desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 4s83
Frenagem 100-0 km/h: 48,71m
Retomadas em 6ª marcha
60-80 km/h: 3s05
80-100 km/h: 3s47
100-120 km/h: 2s70
Tempo de volta: 1min07s14
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