Scooter Yamaha T-Max 530 chegará ao Brasil em dezembro

Com potência de 46 cv e agilidade de motocicleta, novo scooter não lembra em nada os Suzuki Burgman 400 e 650

30/08/2013 16:37

Durante a apresentação da nova Fazer 150 Blueflex a Yamaha confirmou que programa uma série de lançamentos para os próximos dois anos. “O objetivo é concorrermos em segmentos dos quais ainda não participamos no Brasil”, explica Marcio Hegenberg, diretor comercial da marca. Depois da Fazer, que será vendida a partir de outubro, será a vez do scooter T-Max 530. A Yamaha importou um primeiro lote de 180 unidades com freios ABS de série que começará a ser vendido em dezembro por “cerca de R$ 40 mil”.

O novo 530 é produzido para o mercado europeu, onde estreou na linha 2013. Tem uma proposta mais esportiva que a da maioria dos scooters para aproximá-lo da agilidade das motos. O conceito está presente desde o projeto do chassi em dupla trave de alumínio, uma construção mais comum em motos. Assim o peso foi reduzido em comparação a outros scooters de alta cilindrada (que geralmente usam chassi de aço, como o Suzuki Burgman 650, que pesa 52 kg a mais) e o centro de gravidade foi mantido baixo, com o motor centralizado na horizontal, tudo para melhorar o comportamento dinâmico. As rodas são de 15 polegadas e os pneus têm a mesma largura usada em motos de 600cc (120/70 e 160/60).

O guidão mais baixo que na maioria dos scooters aproxima a posição de pilotagem das motos e o escapamento com ponteira esportiva produz um som encorpado ao se acelerar o motor de 2 cilindros em linha. Tivemos um primeiro contato com o T-Max 530 em um circuito fechado, onde a agilidade para mudar de direção e a estabilidade nas curvas causou ótima impressão. Com 4 válvulas por cilindro e refrigeração líquida, o novo scooter rende 46 cv a 6.750 rpm e 5,3 kgf.m a 5.250 rpm. Apenas o espaço embaixo do assento desagradou, já que acomoda apenas um capacete fechado. A Yamaha lançará o scooter no Salão Duas Rodas, em outubro, quando confirmará o preço. 

Milhares de motociclistas chegam à festa de 110 anos da Harley-Davidson

Clássicas da Triumph recebem pequenas mudanças para 2014

APLICATIVO



INSTAGRAM