27/03/2015 10:34
Texto: Ismael Baubeta
A Triumph começou a vender no país a nova geração da família Tiger 800. Serão duas versões, a XCX, de rodas raiadas e aro 21 polegadas na dianteira e a XRX, com rodas de liga e aro 19 polegadas na frente – o pacote técnico de motor e eletrônica são comuns às duas versões. Os modelos receberam várias modificações que melhoraram significativamente sua condução, principalmente pelos ajustes no motor e eletrônica embarcada.
Agora o piloto pode optar por diferentes modos de condução ajustados por botão no painel e no punho esquerdo: road, off-road e rider. No primeiro, controle de tração e ABS estão ativos em nível máximo. No segundo, o controle de tração atua mais suavemente, possibilitando o início das derrapagens, e o ABS é mais sutil na roda dianteira e desabilitado na roda traseira. No rider, o piloto pode customizar a entrega de potência em quatro níveis (sport, rain, off-road e road). É possível também ajustar o ABS e o controle de tração em três posições: road, off-road e off.
O modelo XCX, correspondente à XC atual, recebeu suspensões WP totalmente reguláveis e de curso maior, são 220 mm na dianteira e 215 mm na traseira (180 e 170 mm respectivamente na XRX), daí seu maior apetite por estradas de terra e facilidade de superar obstáculos. Na prática, a XCX mostrou muita valentia. Em percurso de terra batida portou-se extremamente bem, absorvendo os impactos sem transmiti-los para o corpo. Se você quiser arriscar alguns pulos, a suspensão vai garantir as aterrissagens.
Apesar de seu perfil voltado ao fora de estrada, permite ótima condução no asfalto – o circuito onde o modelo foi testado pela primeira vez era cheio de curvas. Basta pensar na direção e ela está lá com vontade, contorna as curvas com ângulos de inclinação improváveis para sua altura, permite abusos e correções. O sistema de freio responde sem necessidade de fazer força para contê-la e o ABS é progressivo e não incomoda ao entrar em ação.
Na XRX, que vem equipada com suspensão Showa sem regulagens na dianteira e apenas pré-carga na mola traseira, os percursos de asfalto são seu forte. Mostrou um pouco mais de leveza para ser direcionada na linha desejada e os freios também correspondem ao toque da alavanca e pedal. Abusar nos buracos ou lombadas com a XRX fará você sentir o final do curso da suspensão, mesmo assim ainda é possível se arriscar na terra batida.
A ergonomia delas é bem parecida com o guidão ligeiramente mais alto na XCX, pela vocação off-road. Os bancos são confortáveis e garantem muitos quilômetros sem cansaço.
As novas Tiger chegam mais caras do que as anteriores, a XRX R$ 42.190 e a XCX vem com o preço de R$ 45.390 na etiqueta, respectivamente R$ 5.700 e R$ 5.400 mais caras que os modelo correspondentes anteriores Tiger 800 e Tiger 800 XC.
Mais detalhes sobre os dois modelos você encontrará na edição de abril de Duas Rodas. Fique atento!
Kawasaki lançará nova Versys 1000 no Brasil
Viagem: do fim ao começo do rio Amazonas
Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 6
Longa Duração: Honda CB 500X mês 6
Com F3 675, MV Agusta estará no TT Isle of Man em 2015