Primeiras impressões: Ducati Monster 1200

Avaliamos em Tenerife, na Espanha, o lançamento mundial da marca italiana que ganha mais performance e conforto com o novo modelo 1200

10/02/2014 10:16

A Monster 1200 é um novo capítulo na história da mais famosa naked italiana, que soma mais de 20 anos. Depois de ser apresentada ao público no último Salão de Milão, em novembro passado, a nova topo de linha da família Monster começou a ser produzida há duas semanas na fábrica da marca em Bolonha e tem chegada prevista ao Brasil ainda neste semestre. Acabamos de avaliá-la em Tenerife, na Espanha, e pudemos confirmar o quanto o modelo evoluiu em comparação com a antiga 1100. Parece contraditório, mas a meta dos engenheiros da Ducati durante os últimos três anos de desenvolvimento foi conciliar mais performance com incremento de conforto.

Para isso, foi determinante a substituição da geração anterior de motores com 2 válvulas por cilindro e refrigeração a ar pela mesma unidade V2 (ou L2, como preferem os ducatistas) de 1.198cc da Multistrada, com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro. Na Monster o bicilíndrico foi ajustado para entregar mais torque ao longo de toda a faixa de rotações, o que ficou evidente nas constantes retomadas exigidas pelas estradas sinuosas da ilha espanhola. A Monster responde bem desde baixas rotações e prontamente ao comando do acelerador a partir de 4.000 rpm. O motor já parece esperto acima dessa rotação, mas você acaba descobrindo que ainda ganha um fôlego extra por volta de 7.000 rpm (atinge a faixa vermelha do conta-giros a 11.000 rpm). Como é tradição da marca, o bicilíndrico gosta de ser acelerado; e no caso da Monster isso não significa abrir mão de ótimo torque o tempo todo ou pedir reduções de marcha para ultrapassar rapidamente. São 135 cv na versão standard e 145 cv na mais sofisticada 1200S, com 12 kgf.m de torque e 12,7 kgf.m respectivamente.

Um novo pacote eletrônico veio junto com o motor, trazendo para a Monster a seleção de modos de pilotagem (Sport, Touring e Urban) que além de alterar a entrega de potência pré-define ajustes do controle de tração e do ABS – estes também podem ser regulados individualmente. O painel digital colorido muda de layout conforme o modo de pilotagem escolhido, recurso que estreou na esportiva Panigale e prioriza as informações mais importantes para o estilo selecionado. No caso do modo Sport, por exemplo, ganha destaque o conta-giros, com maior detalhamento das médias e altas rotações.

Outra grande mudança em relação à 1100, que seguia o projeto das 696 e 796 ainda à venda, foi a mudança da posição de pilotagem: agora menos inclinada para frente e mais confortável. A Monster continua sendo uma naked esportiva e em nada se parece com uma Suzuki Bandit, ou seja, não perdeu a identidade; mas cresceu para oferecer mais espaço a piloto e garupa, com assento mais comprido e largo agora ajustável em altura. Enquanto a maioria das nakeds fica cada vez mais parecida com uma esportiva, principalmente na garupa, a Ducati defende que a Monster 1200 deve ser uma moto mais “amigável” e fácil de pilotar (do que uma Ducati Streetfighter, por exemplo). Não houve prejuízo à pilotagem esportiva, já que a parte próxima ao tanque é mais estreita e garante mobilidade nas curvas, enquanto a parte posterior é a que ficou consideravelmente mais larga. O tanque 4 litros maior é outra conveniência da nova 1200, totalizando 17,5 litros.

O conjunto inteiro evoluiu no sentido da performance ao adotar novos componentes, como as suspensões ajustáveis Öhlins (na versão S avaliada) que oferecem ótima “leitura” do asfalto. Os freios com pinça dianteira monobloco e especificações equivalentes às de modelos esportivos somam até 19% de potência de frenagem em relação ao modelo 1100 e na avaliação foram desafiados em descidas de serra sem apresentar fadiga ou perda de eficiência. A Monster 1200 também teve o centro de gravidade reduzido e perdeu mais de 2 kg entre chassi e subchassi, o que na prática se reverte em mais agilidade e facilidade de pilotagem. 

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Veja o vídeo promocional do modelo: http://youtu.be/4hzPUPNAqbY

 

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