Primeiras impressões: andamos na nova BMW S 1000 R

Viajamos para o lançamento mundial da nova naked alemã em Mallorca, na Espanha

06/12/2013 17:21

A S 1000 R está sendo testada pela primeira vez durante esta semana, no lançamento mundial em Mallorca, na Espanha. Duas Rodas está avaliando a nova naked no evento e antecipa as primeiras impressões do modelo que será vendido também no Brasil:

Visualmente, a S 1000 R é uma moto compacta. Mesmo inspirada na esportiva da marca, têm poucas carenagens e basicamente uma pequena peça nas laterais com a cor da moto (vermelha, azul-escura fosca ou branca). Quando montamos na moto os pés vão ligeiramente recuados e o tanque largo proporciona bom encaixe das pernas. O banco é confortável quando se senta mais para trás, mas na frente é fino e tem menos espuma.

Na curvas a S 1000 R está mais para uma 600 do que para uma 1.000 por ser leve e, principalmente, por não dar trancos nas retomadas como faz a Kawasaki Z1000 ou a MV Agusta Brutale 1090. Não é preciso forçar a inclinação pelo guidão, ela acontece naturalmente. Rodando a 120 km/h o motor está exatamente a 5.250 rpm e a vibração não incomoda nas mãos ou nos pés, mas os espelhos retrovisores perdem definição de imagem sem comprometer a visibilidade.

O motor é tão controlável que nem parece ser derivado da S 1000 RR, mas basta acelerar tudo em 1ª marcha para empinar. O torque é vigoroso a partir de 3.000 rpm, mas a explosão de potência acontece a partir de 7.000 rpm. Ela vem de fábrica com os modos de pilotagem Rain e Road. O primeiro limita a potência máxima de 160 cv a 136 cv, e torna a entrega mais progressiva para uso em pista molhada ou ambiente urbano. Sempre que se acelera a resposta inicial é amena e o desempenho aumenta gradativamente se o piloto continuar acelerando.

Existem mais dois modos de pilotagem que fazem parte do pacote opcional Sport, o Dynamic e o Dynamic Pro – ambos oferecem ajustes mais esportivos do controle de tração, também incluso no pacote, e do ABS de série. O pacote Sport inclui ainda o quick-shift para trocas de marcha rápidas sem acionamento de embreagem e cruise control (piloto automático). No segundo pacote opcional, chamado Dynamic, estão as suspensões semiativas até então exclusivas da superbike S 1000 RR HP4, manoplas aquecidas e spoiler embaixo do motor.

 

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