Pirelli promete 60% mais durabilidade em novo pneu para baixa cilindrada

Super City substitui o modelo Mandrake Due + Km para reposição de motonetas e motos até 160cc

24/11/2015 17:14

O preço sempre tem grande peso na decisão por um pneu para reposição de moto de baixa cilindrada, usada como meio de transporte e ferramenta para trabalho. A ideal seria considerar também a comparação de durabilidade, algo difícil para quem ainda não usou pelo menos dois modelos diferentes de pneus, afinal não existe no país um teste padronizado com todos os produtos à disposição do público – como os selos de eficiência no consumo de energia de eletroeletrônicos e de combustível de automóveis, concedidos pelo Inmetro.

A Pirelli equipa 90% das motos novas vendidas no Brasil e na reposição, quando concorre com marcas de preço inferior, decidiu que em vez de disputar mercado pelo custo enfatizará as vantagens e a qualidade que o produto oferece. No caso do Super City o benefício não está no preço em média 13% superior ao do principal concorrente, mas se reverte no bolso: segundo o instituto de pesquisas Falcão Bauer, contratado para validar os resultados obtidos pela equipe de engenharia da marca, a durabilidade do novo pneu é 60% superior à do Mandrake, que já era líder na categoria. Isso garante com folga o menor custo por quilômetro rodado entre todos os modelos disponíveis no Brasil e, portanto, o melhor custo-benefício.

A Pirelli garante que a redução de desgaste não comprometeu a aderência ou implicou em mudança relevante de composto de borracha porque foi obtida através de um conjunto de modificações desenvolvidas pela equipe de engenharia brasileira, que rendeu até uma patente à marca. O princípio foi desenvolver um pneu que distribuísse de forma mais eficiente as áreas de contato da banda de rodagem com o piso, evitando o desgaste prematuro concentrado em uma área específica.

A equipe revela que conseguiu isso com uma estrutura de poliéster mais rígida no lugar do náilon, evitando pequenas deformações que aumentariam o comprimento da faixa central de contato com o asfalto; a nova curvatura da banda também ajuda a reduzir o comprimento da área de contato e a compensa na largura, ampliando a distribuição da área para desgaste; por fim, redesenharam os sulcos para novamente aumentar a área de contato e distribuição de desgaste, mantendo a capacidade de drenagem com sulcos 0,5 cm mais profundos.      

O início das vendas do Super City retira de linha o Mandrake Due + Km, mas o modelo City Dragon que equipa originalmente motos de Honda e Yamaha continuará sendo vendido para reposição como alternativa. 

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