25/06/2018 12:06
A BMW confirmou nesta segunda-feira (25) que a linha de montagem em Manaus (AM) está sendo adaptada para receber a nova família F. As big trail F850GS e F750GS foram apresentadas nos salões internacionais do fim do ano passado para a linha 2018. São motos completamente novas, desde chassi e motor, que substituem as atuais F800GS e F700GS. A BMW afirma que a produção começará no último quadrimestre, ou seja, a partir de setembro. Portanto, as motos podem estar nas concessionárias já em outubro.
Ambas usam motor de 2 cilindros paralelos com 853cc e ordem de ignição separada por 270 graus (antes 180). Na F750GS rende 77 cv a 7.500 rpm e 8,4 kgf.m a 6.000 rpm e na F850GS 95 cv a 8.250 rpm e 9,4 kgf.m a 6.250 rpm.
O propulsor é instalado num chassi de aço mais leve, projetado para receber o tanque de gasolina acima do motor. Antes, o reservatório ficava abaixo do assento. Na 750 o garfo de suspensão tem 41 mm e na 850 de 43 mm, sem regulagens; já os amortecedores podem ser ajustados no retorno e pré-carga de mola. O primeiro modelo segue com cursos de suspensão menores e aros de liga leve (dianteiro de 19”); na 850 rodas raiadas e dianteira de 21”.
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As duas big trail passam a contar com painel TFT de 6,5” que se conecta a celular e navegador. Na tela é possível escolher entre modos de pilotagem Road e Rain, que atuam sobre controle de tração e ABS. O ajuste eletrônico de suspensão ESA é opcional no exterior, mas hoje vem de série da F800GS vendida no Brasil.
É certo que a nova geração das GS de cilindrada intermediária estará nas ruas brasileiras no fim do ano. Elas substituirão a geração atual que já completou dez anos, e que tem preços de R$ 43.900 e R$ 45.900.
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