06/03/2013 18:21
Que concorrentes como a Triumph se espelham na BMW para lançar um novo produto nos segmentos em que a marca alemã é bem-sucedida, não há dúvida, e eles mesmos admitem a inspiração. Mas quando decidem entrar no páreo, o fazem pelos próprios caminhos. É o caso da Tiger 800XC, que encara a consagrada F 800 GS em um comparativo da edição de março de Duas Rodas.
O modelo da BMW se tornou uma das big trail mais vendidas do Brasil e conseguiu abocanhar até usuários da R 1200 GS por unir o ótimo desempenho do motor a um conjunto ágil como o de uma 600cc. A Tiger chega a seguir caminhos opostos, sem plágio, e a maior diferença entre as duas está no motor. A BMW usa um 2 cilindros em linha na qual os pistões sobem e descem ao mesmo tempo, com funcionamento mais linear e torque mais presente em todos os regimes de rotações, enquanto a Triumph replica a característica configuração de 3 cilindros, com vibrações reduzidas e mais torque em médias vibrações.
Uma responde melhor para quem espera o comportamento característico de uma big trail enquanto a outra é uma opção mais confortável para uso mais rodoviário. Você encontra todos os detalhes desse comparativo em Duas Rodas de março, já nas bancas de todo o país.