Nas Bancas: Suzuki Gladius vs. Kawasaki ER-6, o confronto das versáteis

Duas Rodas de junho põe as duas nakeds na pista para testar desempenho e agilidade

31/05/2013 12:26

Fotos: Mario Villaescusa

Arte de capa: Magno Augustus Xavier

A edição de junho de Duas Rodas chega às bancas de todo o país com um comparativo entre duas motos 600cc que se destacam como “topa-tudo”: a nova Suzuki Gladius 650 e a Kawasaki ER-6. Ágeis nas manobras e com motor de 2 cilindros que responde com vontade desde baixas rotações, os dois modelos são adequados para o uso urbano diário e têm desempenho estimulante nos momentos de lazer, além de contar com um preço mais acessível do que as 600cc de 4 cilindros.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Equivalentes tecnicamente, até nos números de potência e torque, Gladius e ER-6 foram à pista do ECPA, em Piracicaba (SP), para ver qual delas teria melhor média geral em duas provas: uma em um kartódromo, visando o desempenho mais esportivo, e outra num slalom, em que a agilidade nas mudanças de direção foi o grande diferencial. Apesar da semelhança, uma delas ganhou nas retas e a outra se mostrou mais eficiente nas saídas de curva. As duas são parecidas também no preço sugerido: a Gladius custa R$ 26.990 enquanto a ER-6 sai pelo valor de R$ 25.990 – R$ 28.880 na versão com ABS, equipamento não disponível na Suzuki.

Duas Rodas de junho também traz duas Triumph que chegaram agora ao Brasil: a naked Street Triple e a esportiva Daytona R, ambas com motor 3 cilindros de 675cc, que une o melhor dos bi e tetracilíndricos. A naked tem o preço da Honda CB 600F Hornet, mas em versão única com freios ABS de série, enquanto a esportiva se destaca pela estabilidade entregue pelas suspensões e pelo poder de frenagem do sistema Brembo.

Outra novidade Triumph presente na edição é a clássica Bonneville, que remete diretamente à estética dos anos 1960 e 1970 sem deixar o equilíbrio de lado. O motor bicilíndrico de 865cc ganha rotações sem esforço e evita vibrações, contribuindo para o conforto – atributo em destaque também pela posição de pilotagem. A reportagem a coloca lado a lado com outro modelo nostálgico: a Royal Enfield Classic, com motor de 1 cilindro e 500cc, que se mostra completamente diferente da custom inglesa.

Duas Rodas apresenta ainda a Ducati Streetfighter 848, que desembarca no Brasil ameaçando o domínio das naked japonesas, a atualizada Suzuki GSX-R 750, com chassi encurtado para otimizar a performance nas curvas, e o novo scooter Honda PCX 150, pequeno e tecnológico como nenhum outro concorrente no mercado nacional. Na seção “Nossa História”, a revista conta a biografia da trail nacional Agrale STX 27.5, com tecnologia da italiana Cagiva Aletta Rossa e motor 2 tempos de 190 que tinha como principal atração o desempenho – destacado pela potência máxima, cuja unidade de 27,5 cv batizou o modelo.

Testando Limites: Suzuki Gladius e Kawasaki ER-6

Triumph lança Street Triple e Daytona 675

Honda PCX 150 chega ao Brasil por R$ 8 mil

Suzuki antecipa lançamento da Gladius 650 e 4 modelos

APLICATIVO



INSTAGRAM