Nas bancas e app: Duas Rodas de fevereiro

As big trail são a bola da vez, por isso trazemos dois comparativos com lançamentos e a primeira avaliação de uma novidade internacional que virá ao Brasil

08/02/2017 04:02

Não foi à toa que as big trail dominaram os lançamentos nos salões internacionais do fim de 2016: as vendas estão crescendo desde a base (as trail de menor cilindrada), o número de opções também vem aumentando e a perspectiva para os próximos anos é que o segmento seguirá estimulado. Uma das estrelas dessa tendência é a Honda Africa Twin, que infelizmente chegou ao Brasil com posicionamento de preço mais caro do que no exterior, onde como uma 1.000cc que é custa um valor intermediário entre as 800cc e as mais acessíveis das 1.200cc (leia-se Yamaha Super Ténéré). Aqui custa o mesmo que a Super topo de linha DX, razão que nos levou ao comparativo desta edição de fevereiro entre bicilíndricas das três capacidades cúbicas, todas já reconhecidas pela capacidade off-road, para responder se vale a pena comprar a nova Honda como upgrade de R$ 19 mil da BMW F800GS e para quem seria melhor alternativa a Yamaha.

 

O tema das todo-terreno também se desdobra no comparativo da localmente recém-lançada BMW F700GS com a Triumph Tiger XRx 800. A porta de entrada da categoria big trail é especialmente interessante para quem usa a moto com frequência em percurso urbano e viagens por asfalto, portanto um tipo de solução diferente da que abordamos no outro teste conjunto da edição. Completando as novidades estão as primeiras impressões com a Ducati Multistrada 950, versão com a mesma ciclística da 1200 por um preço mais acessível, cujo lançamento no Brasil está marcado para o segundo semestre.

 

 

Para quem definitivamente só quer saber de bom asfalto contamos o que há de novo na Triumph Street Triple 765, futura concorrente da Yamaha MT-09 que mantém a característica leveza e a ciclística de qualidade, mas correu atrás do prejuízo em potência para voltar a desafiar nakeds de maior cilindrada. Prefere um estilo de esportividade retrô, mais clássico? Tem a nova Harley Roadster acelerando contra a café racer Thruxton. E para não deixar a tradição de lado contamos a história dos motores com comando de válvulas desmodrômico da Ducati, ilustrada por um belíssimo exemplar da Mark 3 em que o sistema estreou no fim da década de 1960. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM