Nas Bancas: A batalha eletrônica entre Ninja 636, CBR 600RR e GSX-R 750

A Kawasaki chega com motor maior e fama de mais moderna das esportivas de 600cc, mas tem pela frente o modelo consagrado da Honda e a potência maior da Suzuki

01/04/2013 11:21

A ideia da esportiva de 600cc com “algo mais” não é novidade. No começo dos anos 2000 já houve uma Kawasaki Ninja ZX-6R 636 que, sem abandonar a categoria, extraía do motor maior um desempenho superior à concorrência. A Kawasaki voltou a investir na ideia em 2013 e retomou a receita do motor 636, além de trazer à ZX-6R recursos eletrônicos da ZX-10R como controle de tração, dois mapas de entrega de potência e freios ABS opcional. Na edição de abril de Duas Rodas, a esportiva é colocada à prova contra a líder de vendas Honda CBR 600RR e a Suzuki GSX-R 750 – que, apesar da maior cilindrada, está na mesma faixa de preço.

Duas Rodas de abril também destaca a Ducati 1199 Panigale R, versão da esportiva que está chegando às lojas brasileiras preparada pela fábrica para competir no Mundial de Superbike. O piloto de testes da revista avaliou o lançamento no novo autódromo de Austin, nos Estados Unidos, e testou seu temperamental motor de 2 cilindros com mais de 200 cv instalado em um corpo esguio. Com peso equivalente ao de uma esportiva de 600cc, a Panigale se mostrou também uma nova referência em agilidade nas mudanças de direção.

As motos para todo-terreno também receberam atenção especial nesta edição, com o primeiro teste da Honda CRF 250L, que chega ao Brasil e retoma a trilha de sucesso aberta em 1982 pela XL 250R: uma trail autêntica, com design que remete aos modelos de competição da marca. Importada da fábrica tailandesa que também produz a CBR 250R, a nova trail tem o preço sugerido de R$ 18.490, o que a deixa R$ 8 mil mais cara que a CRF 230F (que não pode ser emplacada). Outro lançamento em Duas Rodas de abril é a nova BMW F 800 GS, que hoje é a estrela da marca no país, vendendo mais até que a acessível G 650 GS. A F 800 GS 2013 segue a atualização apresentada na Europa no fim do ano passado, com mudanças no design e controle de tração agora como item de série.

A edição de abril também conta os bastidores da visita do italiano Valentino Rossi ao Brasil, quando o piloto da MotoGP acelerou uma Yamaha YZF R1 junto com o piloto de testes de Duas Rodas Leandro Mello. Na seção “Nossa História”, apresentamos a biografia da Honda GL 1000 Gold Wing, que nasceu nos anos 70 para ditar as regras no segmento touring e se tornar sinônimo de sofisticação e tecnologia, além de conquistar o mercado norte-americano. Na seção “Aventura”, o baiano radicado na Inglaterra Joas Souza conta como foi sua segunda viagem por algumas das estradas mais altas do mundo, rumo aos Alpes.

APLICATIVO



INSTAGRAM