Nakeds da Kawasaki buscam redução de peso

Novas Z650 e Z900 usam chassi de treliça inspirado na H2; modelos maior passa a ter 948cc e 125 cv

08/11/2016 10:58

A revelação das novas nakeds Z650 e Z900 já estava confirmada pela Kawasaki desde o mês passado, mas não deixou de surpreender hoje no Salão de Milão (EICMA). As substitutas de ER-6 e Z800 usam novos chassis em treliça que buscaram redução de peso, conceito replicado da experiência com a H2 e agora estendido ao restante da linha (recebe a mesma pintura verde metálica). Na Z650 a diminuição foi de quase 20 kg e o já conhecido motor de 2 cilindros paralelos foi ajustado para entregar mais torque em baixos e médios regimes, com aceleração linear, e recebeu embreagem assistida deslizante. Potência e torque máximos passaram de 72 cv a 8.500 rpm e 6,7 kgf.m a 7.000 rpm para 68 cv a 8.000 rpm e os mesmos 6,7 kgf.m a 6.500 rpm.

Com novos chassi e braço oscilante a Z900 também reduz o peso da Z800 em cerca de 20 kg, compactando-a na largura assim como a Z650. O aumento de cilindrada para 948cc e pistões mais leves, entretanto, elevam a performance do 4 cilindros em linha: 125 cv e 10 kgf.m de torque, contra 113 cv e 8,5 kgf.m da 800. A embreagem é assistida deslizante e as suspensões dispõem de ajustes de retorno e pré-carga.         

Já a Versys-X 300 parte do conjunto existente da Ninja, que recebe alterações mecânicas e adereços trail como roda dianteira de 19 polegadas (ao contrário do restante da família Versys, que tem aros de 17” e foco no asfalto). O motor bicilíndrico de 296cc foi retrabalhado para entregar mais rendimento em baixos e médios regimes e segue com embreagem deslizante para evitar o travamento da roda traseira em reduções. No novo chassi há atenção especial para o espaço na traseira, que fica evidente pela extensão do assento e presença de bagageiro. Para brisa e guidão elevado também incrementam o conforto. O garfo de 41 mm e o amortecedor ajustável na pré-carga da mola são de maior curso, embora a Kawasaki ainda não informe quanto (bem como potência e torque do motor).

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