26/11/2013 17:07
A Kawasaki sinalizou o que imagina para o futuro da mobilidade no Salão de Tóquio, que abriu as portas para o público no último sábado, 23. A marca apresentou um veículo conceito elétrico de quatro rodas e divulgou o desenvolvimento de um motor turbinado para motocicleta, que pode equipar no futuro a motocicleta ZX-14R.
Das duas tecnologias a mais próxima de se tornar realidade é a adoção de do motor turbinado. A Suzuki revelou um protótipo com essa característica no evento japonês e a Kawasaki não ficou atrás. Embora a marca não forneça muitos detalhes dos planos, sabe-se que será um 4 cilindros de refrigeração líquida. Foi feito um pedido de registro de patente nos Estados Unidos em que as ilustrações mostram o motor instalado em uma ZX-14R. Pode ser, portanto, a retomada de uma tendência que marcou o início da década de 1980.
Seguindo suas concorrentes japonesas – Honda, Suzuki e Yamaha –, a Kawasaki apresentou sua motocicleta turbinada no Salão de Milão em 1982. A GPZ 750 chamou a atenção na oportunidade pela turbina ser instalada à frente do motor 4 tempos de injeção eletrônica. O conjunto era estreitamente ligado às válvulas de escape para reduzir o tempo de resposta. A potência declarada do propulsor era 110 cv a 8 500 rpm e o modelo, cujo peso era de 225 kg, superava a casa dos 230 km/h.
Conceito elétrico
O veículo conceito batizado de “J” é movido por uma bateria de alta capacidade. De acordo com a Kawasaki, um dos diferenciais, além das alavancas independentes, está nas duas possibilidades de modo de condução. A “Conforto” privilegia a pilotagem em ambientes urbanos e procura deixar o condutor em uma posição mais ereta e relaxada. A “Esporte” coloca o piloto de forma bem inclinada, com as pedaleiras recuadas, semelhantes às motocicletas de competição.
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