MotoGP pede autorização de países para correr sem público

Provas da temporada 2020 ocorreriam no segundo semestre, começando pela Espanha

08/05/2020 11:05

A organizadora da MotoGP, Dorna, está trabalhando em um novo plano para realizar pelo menos 12 etapas ainda em 2020. Todas ocorreriam a portas fechadas no segundo semestre, repetindo rodadas nos circuitos em dois domingos consecutivos. 

O primeiro domingo da MotoGP seria o dia 19 de julho, seguido do dia 26. “Nossa ideia é começar no fim de julho e continuar na Europa até o meio de novembro”, explica o CEO, Carmelo Ezpeleta. “Depois disso, em países de clima mais quente poderíamos correr em novembro e dezembro.”

Para iniciar a temporada 2020 no autódromo de Jerez, a Dorna enviou uma proposta ao governo espanhol nesta semana. As medidas de segurança já foram aprovadas pela prefeitura de Jerez e pelo governo regional da Andaluzia.   

Ezpeleta conta que, para conseguir autorização de cada país (existem conversas também com Itália, Áustria e República Checa), é preciso envolver diferentes ministérios. Ele cita que há questões relacionadas à autorização de circulação dos profissionais, a medidas de segurança para saúde e aos meios de transporte para entrar e sair de cada país, o que já envolveria pelo menos três ministérios. 

O primeiro ponto proposto pela Dorna foi reduzir o volume de profissionais que trabalhariam em cada etapa, de 2 mil a 3 mil pessoas para 1,3 mil. “Aqueles de fora da Europa teriam que chegar no mínimo 14 dias antes da prova. Depois, todos seriam testados quatro dias antes de saírem dos países onde estiverem para o que receberá a prova e, se não tiverem coronavírus, viajariam e testariam novamente ao chegar ao circuito”. O CEO acrescenta que durante a etapa também haveria controle de sintomas, como temperatura corporal.     

Agora Ezpeleta espera uma resposta do governo espanhol para a próxima semana. Sendo positiva, seguirá negociando com outros países para apresentar o novo calendário da temporada 2020 no próximo mês.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.     

APLICATIVO



INSTAGRAM