MotoGP: Jack Miller confirmado na Ducati em 2021

Australiano será promovido da equipe Pramac e ainda não tem dupla definida no time de fábrica

27/05/2020 16:30

Após uma semana de rumores, o piloto australiano Jack Miller está confirmado no assento de uma Ducati em 2021. O titular da segunda moto ainda não está definido, pois a dupla atual Andrea Dovizioso/Danilo Petrucci segue sem a renovação do contrato.  

O australiano de 25 anos estreou na categoria em 2015, como vice-campeão da Moto3 (não passou pela Moto2). Foi contratado pela LCR Honda no primeiro ano, mudou-se para a Marc VDS (Honda) para os dois anos seguintes e está na Pramac desde 2018. 

A última temporada foi a melhor de Miller na categoria, quando recusou um convite da KTM afirmando que sua prioridade era migrar para uma Ducati de fábrica. Em 2019 ele esteve cinco vezes no pódio, sempre na 3ª posição, e acumulou 165 pontos (8º no campeonato). 

Paolo Ciabatti, diretor da Ducati Corse, explicou que na decisão por Miller pesou a baixa idade de 25 anos, para que haja tempo para uma progressão e obtenção de resultados junto com a equipe. Na dupla atual, Dovizioso tem 34 anos e Petrucci completará 30 anos em outubro. 

Ciabatti também disse que o piloto ainda tem espaço para evoluir e que precisa especialmente manter a consistência na segunda metade das provas. Embora o australiano seja de fato rápido e frequente bastante os top 5 no início das provas, costuma perder ritmo e posições.   

A Ducati tem grandes expectativas pelos desempenhos de Francesco Bagnaia (Pramac) e Johann Zarco (Avintia) em 2020, o que ainda não foi possível verificar para uma eventual promoção à equipe de fábrica. Miller, por outro lado, está no terceiro ano com a Pramac.

Com a temporada prevista para começar apenas no segundo semestre, não seria mais possível esperar pela definição de contratos. Assim é provável que em vez de uma nova dupla de fábrica em 2021, a segunda moto seja mantida com um piloto consistente como Dovizioso (três vice-campeonatos consecutivos). 

O substituto de Dovi seria definido depois entre Bagnaia e Zarco, dependendo da evolução dos dois em 2020. A contratação de um nome de peso de outra equipe de fábrica está descartada para 2021 e 2022 porque todos já têm contratos para as próximas duas temporadas.   

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.  

APLICATIVO



INSTAGRAM