"Me questionava se conseguiria voltar à 1ª posição", diz Rossi após vitória

Italiano conquistou no sábado seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade depois de mais de dois anos

01/07/2013 17:48

O Doutor voltou a reinar, pelo menos por um dia. Valentino Rossi (Yamaha) conquistou no sábado (29), em Assen (Holanda), sua primeira vitória na MotoGP desde outubro de 2010, quando havia ganhado o GP da Malásia. Foi também seu triunfo de número 80 na principal categoria do Mundial de Motovelocidade, aumentando seu recorde como maior vencedor de todos os tempos na 500cc/MotoGP.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Rossi largou do 4º lugar e logo deixou para trás seus principais rivais, Dani Pedrosa e Marc Márquez, da Repsol Honda. Ele segurou a 1ª posição desde a sexta volta e terminou com 2s170 de vantagem sobre Márquez. Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) ficou em 3º, à frente de Pedrosa e Jorge Lorenzo (Yamaha), que correu apenas dois dias depois de ter quebrado a clavícula nos treinos livres da corrida. O acidente exigiu uma viagem às pressas para Barcelona (Espanha), onde Lorenzo passou por cirurgia na sexta-feira, retornando no mesmo dia a Assen para se preparar para a corrida.

“É uma das maiores vitórias da minha carreira porque foi uma das que eu mais esperei, depois de tanto tempo. Estou feliz porque venci uma corrida de verdade, onde todos meus rivais, com exceção do Jorge, estavam muito fortes e rápidos. Durante esses anos, eu me questionava se conseguiria voltar à 1ª posição. Foi um período difícil, mas nunca desisti e sempre trabalhei duro”, analisou Rossi, que também elogiou a postura de Lorenzo. “Jorge fez uma prova incrível, temos que dar parabéns a ele pela coragem. Foi um importante passo em sua busca pelo campeonato.”

Lorenzo conquistou 11 pontos com o 5º lugar e está 9 atrás de Pedrosa na classificação. Márquez é o 3º com 113 pontos, a 23 da liderança, seguido por Crutchlow (87) e Rossi (85), que agora busca ultrapassar o rival inglês da Yamaha satélite. Já Lorenzo, que largou em 12º, admitiu que a participação em Assen parecia impossível. “Fui corajoso nas primeiras voltas porque era muito difícil ultrapassar os outros pilotos com a clavícula desse jeito. Me senti bem fisicamente no início, mas depois ficou pior e não deu para melhorar o 5º lugar. Espero ter uma boa recuperação para o GP da Alemanha”, concluiu o espanhol, que também felicitou Rossi pela vitória. “Ficar mais de dois anos sem vencer foi difícil para ele.”

A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade será dia 14 de julho, em Sachsenring, na Alemanha.

Moto2 e Moto3

A Moto2 teve vitória do espanhol Pol Espargaró (Tuenti HP4/Kalex), que segue na cola do britânico Scott Redding (Marc VDS/Kalex), 2º colocado da prova e líder do campeonato com 30 pontos de vantagem sobre Espargaró. Na Moto3, o espanhol Luis Salom (Red Bull KTM Ajo) venceu e ampliou a pequena folga, agora de 10 pontos, em relação ao compatriota Maverick Viñales (Team Calvo/KTM), 2º na corrida e também no campeonato. O brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar/Kalex KTM) largou em 27º e terminou uma posição atrás.

Suzuki anuncia retorno à MotoGP para 2015

Suzuki divulga detalhes da nova V-Strom 1000

Honda 1200X Crosstourer ganha acessórios para longas viagens

APLICATIVO



INSTAGRAM