Longa Duração: Honda CB 500X mês 5

A motocicleta teve um pneu rasgado em uma de suas viagens. Ismael Baubeta aproveitou para falar do tema pneus em sua quinta coluna

11/02/2015 14:47

Texto: Ismael Baubeta           fotos: Honda e Mario Villaescusa

Para colocar mais quilômetros na CB 500X, estou aproveitando todas as oportunidades de viajar que aparecem. Numa dessas o pneu traseiro foi rasgado por um objeto pontiagudo e, para minha sorte, o time do Leandro Mello, que perto ministrando um curso de pilotagem em Piracicaba (SP), pôde me emprestar um pneu com as mesmas medidas. O pneu era de outra marca e tinha características diferentes do Pirelli Scorpion original, para uso misto. Com as mesmas medidas disponíveis (120/70-17 e 160/60-17) e proposta semelhante existe o Metzeler Tourance Next.

As medidas comuns às nakeds de 600cc também permitem a opção por diversas opções focando melhor performance no asfalto, caso do Michelin Pilot Road 4 que instalamos provisoriamente na traseira. Outras características que devem ser levadas em conta dependendo do objetivo com a modificação são o tipo de composto (mais duro ou macio, beneficiando a durabilidade ou a aderência), a curvatura da banda (pode tornar as inclinações mais ou menos rápidas e aumentar o ângulo máximo) e a capacidade de escoamento de água pelos sulcos, para quem viaja mais ou circula por regiões de maior índice pluviométrico. É importante lembrar que neste caso os dois pneus precisam ser trocados para que as reações sejam as mesmas na dianteira e na traseira.

Km total da moto: 8.603

Aventura: dois amigos encaram a Cordilheira dos Andes de Pop

Nas bancas: comparativos big trail e supermotard mais teste custom

Longa Duração: Honda CB 500X mês 4

APLICATIVO



INSTAGRAM