Linha de clássicas da Triumph se renova também no Brasil

Família tem novos motores de 1.200cc, acabamento refinado e preços a partir de R$ 42.500

09/05/2016 21:04


Com a busca por referências do passado em alta e a demanda por personalização idem, a Triumph decidiu que era o momento de repensar seu modelo-ícone Bonneville. A nova versão clássica, antes T100, passa a se chamar T120 em referência a um motor de 2 cilindros com 1.200cc e refrigeração líquida (que mantém as aletas e traz um discreto radiador à frente) que substitui o 865cc a ar. Nenhum componente da antiga Bonneville foi aproveitado, nem o chassi, e embora a aparência não deixe dúvida que se trata do modelo inglês criado em 1959 cada parte revela uma melhoria.


 


O motor do modelo 2016 entrega mais torque, passando de 6,9 kgf.m a 10,7 kgf.m, e a potência sobe de 68 cv para 79 cv. Além da refrigeração líquida permitir melhor controle do aquecimento do propulsor, este vibra menos e o ronco está mais encorpado e grave. O câmbio de 6 marchas otimiza seu aproveitamento e o intervalo de ignição muda dos tradicionais 180 para 270 graus, outra medida que favorece o torque e até lembra o funcionamento de um motor em V, o que o ronco confirma. No acabamento tudo está mais sofisticado e a eletrônica entra com ABS, controle de tração e dois modos de pilotagem. Uma versão Black tem os componentes polidos e cromados da T120 pintados de preto. O preço é R$ 42.500 para as duas, que já podem ser reservadas, mas só estarão nas concessionárias em julho (T120) e setembro (Black).


 


A café racer Thruxton vem junto nesta renovação, com componentes internos do motor aliviados em relação aos da T120, taxa de compressão elevada e ajustes que o fazem render até mais potência e torque, porém em rotações superiores às da T120 (torque passa de 7 kgf.m para 11,4 kgf.m e potência de 69 cv para 96 cv). O design muda e deixa de ser uma leve variação da Bonneville, adotando um tanque próprio que incorpora um “recorte” para encaixar as pernas. Continua com pedaleiras recuadas e semi-guidões, mas também tem alterações ciclísticas em relação à T120, com aros de alumínio, roda dianteira de 17 polegadas em vez de 18, pneus esportivos Pirelli Diablo Rosso Corsa, ângulo de direção menor e outro acerto nas suspensões, priorizando a manobrabilidade e esportividade em vez do conforto. O controle de tração ganha uma terceira alternativa de seleção e a versão Thruxton R tem freios Brembo, amortecedores a gás Öhlins e garfo Showa de pistões grandes, ambos ajustáveis (a Thruxton standard não será vendida no país). O preço é R$ 55.500 e a disponibilidade nas concessionárias a partir de julho.  


 


Personalização de fábrica 


 


Outra grande aposta da Triumph com a nova família Bonneville será a maior oferta de acessórios para personalização, que cobrem as principais mudanças hoje feitas por oficinas de customização a pedido dos donos: bancos, manoplas, carenagens, luzes de direção de LEDs, acabamentos cromados e escapamentos da americana Vince & Hines no lugar da antiga parceira Arrow. Serão cerca de 160 opções de acessórios para Bonneville e Thruxton.


 

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