Linha de clássicas da Triumph se renova, mas mantém identidade

Marca inglesa anuncia diversas melhorias na família Bonneville e acirra a concorrência do segmento com BMW, Harley-Davidson e Ducati

27/10/2015 15:36

Com a busca por referências do passado em alta e a demanda por personalização idem, a Triumph decidiu que era o momento de repensar seu modelo-ícone Bonneville. E repensar para ganhar mercado. A nova versão clássica, antes T100, passa a se chamar T120 em referência a um motor de 2 cilindros com 1.200cc e refrigeração líquida (que mantém as aletas e traz um discreto radiador à frente) no lugar do 865cc a ar. Nenhum componente da antiga foi aproveitado, nem o chassi, e embora a aparência não deixe dúvida que se trata do modelo inglês criado em 1959 cada pedaço revela uma melhoria.

O motor do modelo 2016 entregará 54% mais torque (a potência ainda não foi informada), vibra menos e o ronco fica mais encorpado e grave. O câmbio de 6 marchas permitirá melhor aproveitamento e o intervalo de ignição muda dos tradicionais 180 para 270 graus, outra medida que favorece o torque e até lembra o funcionamento de um motor em V. No acabamento tudo está mais sofisticado e a eletrônica entra com ABS, controle de tração e dois modos de pilotagem. Uma versão Black terá os componentes polidos e cromados da T120 pintados de preto. A concorrência que entra na mira inclui as Harley-Davidson Sportster 1200 e Honda CB 1100.

Mais versões

A café racer Thruxton vem junto, com componentes internos do motor aliviados, taxa de compressão elevada e ajustes que o farão render até 62% mais torque que a geração anterior. O design muda e deixa de ser uma leve variação da Bonneville, com um tanque estreito e recordado para encaixar as pernas. Continua com pedaleiras recuadas e semi-guidões, mas também tem alterações ciclísticas em relação à T120, com aros de alumínio, roda dianteira de aro 17 polegadas em vez de 18, pneus esportivos Pirelli Diablo Rosso Corsa, ângulo de direção menor e outro acerto nas suspensões, priorizando a manobrabilidade e esportividade em vez do conforto. O controle de tração ganha uma terceira opção e haverá uma versão Thruxton R com amortecedores a gás Öhlins e freios Brembo. A concorrente de referência é a BMW R nineT.

Por fim, a quinta versão batizada de Street Twin tem uma variação do novo motor de 900cc, que também evolui em 18% no torque quando comparado ao 865cc refrigerado a ar e reduzirá o consumo de gasolina em 36%, segundo a Triumph. O acabamento simplificado abre mão de metal e cromados, tem mostrador único no painel e flerta com um estilo mais contemporâneo. Será a versão de entrada mirando um público jovem, com posicionamento semelhante ao de Ducati Scrambler e Harley-Davidson Iron 883.

Outra grande aposta da Triumph com a nova família Bonneville será a oferta de 470 acessórios para personalização, que cobrem as principais mudanças hoje feitas por customizadoras: bancos, manoplas, carenagens, luzes de direção de LEDs, acabamentos cromados e escapamentos da americana Vince & Hines criados para a linha (no lugar da antiga parceira Arrow), incluindo uma variação com saída única elevada em estilo scrambler, já que por enquanto não haverá o modelo de fábrica.

Entre os componentes foram previstos também kits para customização temáticos para todas, assim como a Ducati fez com as três variações da Scrambler. A linha de roupas casuais e itens de uso pessoal diversos em estilo retrô com a marca Triumph cresce junto. Os cinco lançamentos serão vendidos no Brasil ainda no primeiro semestre de 2016.

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