KTM 390 Duke se transforma em "mini" Super Duke para 2017

Mudança já foi confirmada pelo CEO da marca e agora primeiras unidades são flagradas em produção

14/06/2016 15:52

O CEO da marca austríaca KTM, Stefan Pierer, costuma surpreender jornalistas ao antecipar mudanças estratégicas na linha de produtos bem antes de acontecerem. Com quase um ano de antecedência ele já havia afirmado que as Duke de baixa cilindrada (no exterior a família inclui 125, 200, 250 e 390cc) lançadas originalmente a partir de 2011 seriam modificadas para a linha 2017 com facelift e atualizações técnicas. Agora elas estão praticamente prontas, como mostram imagens de testes e uma unidade já montada na fábrica da sócia Bajaj na Índia.

A inspiração claramente veio da topo de linha 1290 Super Duke: faróis alongados de LEDs (nela repartidos ao meio), abas laterais do tanque alongadas formando conjunto com os faróis, treliça do subquadro aparente em uma segunda cor, que poderá ser branco ou preto, e ponteira do escapamento na lateral em vez de central. O painel digital também parece mais largo e deve melhorar a visibilidade de dados que hoje aparecem em caracteres miúdos no display de formado quase quadrado, caso do conta-giros.

As mudanças apontam em dois sentidos, o primeiro não só de atualização estética, mas também buscando “encorpar”, valorizar e diferenciar a estética das Duke em comparação às concorrentes lançadas depois (Kawasaki Z300, Yamaha MT-03 e BMW G310R). De outro lado está a necessidade de revisão técnica para acompanhar a adoção do novo estágio das normas anti-emissões Euro 4, o que além do aumento de volume no sistema de escapamento pode acarretar evoluções mecânicas, que a fabricante já sinalizou estarem desenvolvidas para os protótipos da marca-irmã Husqvarna que utilizarão a mesma base, mas terão potência superior à dos atuais modelos KTM.

Os modelos serão revelados no mais tardar nos grandes salões internacionais do segundo semestre, Intermot (outubro) e/ou EICMA (novembro), e já devem vir acompanhados das versões esportivas RC. A data de início das vendas, no entanto, pode ser apenas no primeiro ou segundo trimestre de 2017, como vem sendo cada vez mais comum entre as fabricantes que revelam novidades nos salões de fim de ano, o que retardaria o lançamento no Brasil para meados de 2017 ou a virada de ano 2017/2018.                   

APLICATIVO



INSTAGRAM