Honda prepara 4 cilindros CB 650X com suspensões elevadas

Novo modelo crossover tem patentes registradas e será a mais confortável da família CB para viajar

07/05/2020 11:36

O conceito CB4X, apresentado no Salão de Milão 2019, está perto de ganhar as ruas. As patentes da nova crossover foram registradas na Europa em versão finalizada para produção em série.

A grande novidade na família Honda será a aplicação do motor de 4 cilindros em linha numa plataforma com suspensões de curso elevado. Será uma CB 650X, se seguir o padrão atual de nomenclatura da marca, para concorrer com a Yamaha Tracer.

O design adota semicarenagem, protetores de mãos, para-brisa de altura ajustável e monobraço traseiro. Nesse ponto ficam evidentes mudanças ciclísticas mais amplas, porque foi necessário transferir o sistema de freio para o lado esquerdo, deixando assim a face direita da roda completamente exposta, como na CB 1000R.  

A necessidade de um novo braço oscilante, também por causa do curso maior da suspensão, indica um entreeixos ampliado para elevar o espaço disponível e a estabilidade rodoviária em linha reta. Outras medidas pensando no conforto foram a adoção de suportes de guidão maiores, aumentando a altura e proporcionando uma posição de pilotagem menos inclinada. 

As pedaleiras mudam de posição, as do condutor menos recuadas e as do passageiro mais distantes do assento se comparadas às CB 650 já em produção. Em ambos os casos o objetivo é que as pernas fiquem menos dobradas, reforçando a preocupação com um posicionamento confortável para viagens. 

Outras novidades evidenciadas pelas imagens são as rodas de dez raios, diferentes das usadas na família CB atual. Na traseira, o uso de uma pinça de freio de dois pistões em vez de um, elevando a capacidade de frenagem com garupa e bagagem. E a ponteira de escapamento dupla elevada.

O conceito CB4X apresentado no ano passado tinha componentes mais sofisticados do que nas 650R, que não podem ser identificados nas imagens. A pinça dianteira era Brembo, o garfo dispunha de regulagens e o amortecedor traseiro de reservatório piggy-back e regulagem remota da pré-carga de mola. Esta última, especialmente útil para a proposta de uso com carga adicional, tornando possível uma regulagem rápida sem utilização de ferramenta.  

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM