Honda entra na moda Scrambler com Grom 50

Duas versões, uma retrô e uma mais moderna, serão apresentadas este mês no Tokyo Motor Show

02/10/2015 10:40

A Honda aderiu a moda Scrambler e anunciou dois novos modelos deste conceito que serão apresentados este mês no Tokyo Motor Show. Trata-se da Grom 50, que terá duas versões, sendo uma mais retrô e uma mais moderna. Olhando de fora parece que a Honda embarcou na receita de sucesso da Ducati Scrambler e criou duas miniaturas com estilo japonês. Mas quem acompanha o mundo das duas rodas sabe que a marca da asa tem tradição neste estilo de motocicleta.

A primeira moto que vem a cabeça do motociclista brasileiro é a Monkey Z50, modelo também de 50cc e que, importada, transitou no Brasil na década de 1970 – sua produção foi iniciada em 1961. A Honda, na época, também comercializava outros modelos neste estilo, como a ST50 e a ST70, fabricada no Japão de 1969 a 1979 e importada para o Brasil de forma independente durante a primeira metade da mesma década.

A ST70, inclusive, era considerada uma moto portátil, já que os guidões podiam ser retirados soltando com as mãos dois parafusos de cabeças plásticas. Uma manivela articulada presente na mesa também liberava todo o sistema de direção, bastando apenas soltar o cabo do acelerador para que toda a “frente” (conjunto de roda, suspensão e guidões) fosse separado da moto. Dessa forma, a Honda ST 70 podia ser transportada em duas peças, o que diminuia bastante seu volume, e permitia que ela fosse acomodada dentro de um porta-malas.

Agora, em pelo século 21, a gigante japonesa retoma esta tradição com as duas versões da Grom. É muito provável que uma delas entre em linha de produção, já que o intuito é apresentar os dois conceitos para sentir a aceitação do público. Se pudéssemos opinar escolheríamos a prata retrô, e vocês?

APLICATIVO



INSTAGRAM