Honda CG Titan CBS: primeiras impressões

Pilotamos a nova Titan versão 2015 equipada com freios combinados, que começa a ser vendida este mês

20/08/2014 15:33

Texto: Vinícius Piva

A Honda equipou as versões topo de linha da família CG 2015 (ESD e EX) com freios combinados. O CBS – sigla de combined braking system – tem o objetivo principal de melhorar a eficiência na frenagem por meio da distribuição de forças nas rodas traseira e dianteira quando o pedal de freio é acionado.

O funcionamento do sistema é simples. Quando o condutor piso no freio, um cilindro mestre entra em ação e transfere hidraulicamente parte da força para um terceiro pistão instalado na dianteira. O resultado é uma distribuição da potência a uma proporção de 66% atrás e 34% na frente.

Duas Rodas teve um primeiro contato com a nova motocicleta no CETH, Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), em um pequeno circuito para tirar as impressões iniciais do sistema. Para sentir melhor o funcionamento do CBS, andamos nas duas Titan, com e sem o sistema, a fim de comparar sensações e reações.

Sem delongas, a diferença de comportamento entre as duas motos é muito grande. Na versão com freios convencionais, ao pisar no pedal com um pouco mais de vontade a tendência imediata é travar a roda. Com isso, a traseira escorrega e perde-se o controle parcial da motocicleta. Mesmo que não trave a roda, o equilíbrio do veículo também fica prejudicado nas frenagens.

Na CBS, o sistema retarda bastante o travamento da roda. É preciso pisar no pedal com muito mais contundência para que se chegue ao ponto de a roda travar. Isso porque a transferência de parte da potência para a roda dianteira tira a sobrecarga da traseira. Mas a mudança mais evidente entre as duas motos fica na estabilidade. Como o CBS usa automaticamente o disco dianteiro, a moto parece mais harmônica, mais na mão. A sensação de segurança é muito maior.

Nas duas situações mencionadas acima, foi usado apenas o pedal de freio exclusivamente em função do teste. Nunca é demais lembrar: o correto no dia a dia na hora da frenagem é combinar o uso do dianteiro (70% da força) com o traseiro (30%).

Versões topo de linha da Titan ganham sistema de freio combinado

Nas bancas: tudo sobre os lançamentos Honda

Vídeo: no Testando Limites, comparativo entre CB 500X e NC 700X

APLICATIVO



INSTAGRAM