História: Montesa 360 era o sonho de consumo dos trilheiros brasileiros da década de 1980

Montado no país de 1981 a 1983, modelo tinha forte apelo off-road e nascia pronto para a prática do esporte

13/06/2014 15:28

Fotos: Mario Villaescusa

As espanholas Montesa H6 250 e H6 360 ganharam espaço no mercado nacional no início da década de 1980. Na época, quem quisesse se aventurar nas competições de enduro ou trilhas tinha poucas opções no mercado, como as Yamaha DT 180 (1981) e Honda XL 250 (1982), feitas para uso misto, e, portanto, que exigiam adaptações. Foi aí que a Montesa, nascida pronta para o esporte, se destacou.

Próprias para o enduro, a linha H6 veio ao país por meio da Ibramoto, instalada em Curitiba, capital paranaense, e eram vendidas até em grandes magazines. A H6 360 era a mais desejada por conta de seu motor 2 tempos de 349,6cc superalimentado por um carburador de 36 mm de diâmetro e já contando com ignição eletrônica para render 37,5 cv de potência a 6.500 rpm.

Sua ciclística, à frente da concorrência no quesito esportividade, tinha a assinatura da Marzocchi nas suspensões dianteira e traseira, com curso de 250 mm e 265 mm, respectivamente. Ofereciam como diferencial o ajuste pneumático para se adequar melhor aos diferentes tipos de terreno. Os pneus originais eram cravejados, reforçando o uso no fora de estrada.

Sonho de consumo dos trilheiros brasileiros, as Montesa foram montadas no país entre 1981 e 1983. A matéria completa está na seção “Nossa História” da revista Duas Rodas de junho (465), que está nas bancas, na Apple Store e na Google Play.

Nas bancas: comparativos naked 1000, street 250/300 e trail 150

História: Honda CB 750 estabeleceu novos padrões 

Suzuki ingressou no clube das 1000 com a GS de 1978

Vídeo: nova Kawasaki Z1000 desafia três rivais

 

APLICATIVO



INSTAGRAM