Harley revela o novo motor Milwaukee-Eight 107

Mais potência com menos consumo e vibração são as principais promessas da marca para 2017

24/08/2016 11:32

A nona geração de motores da Harley-Davidson em seus 113 anos de história será o destaque da linha 2017. Terá três variações com duas capacidades cúbicas e será utilizado inicialmente em todas as Touring 2017, mantendo a arquitetura V2 a 45° com cilindros refrigerados a ar: Milwaukee-Eight 107, Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 e Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114. Trata-se de um incremento de 4% na cilindrada dos anteriores de 103 e 110 polegadas cúbicas: de 1.690cc e 1.800cc para 1.750cc e 1.870cc nas versões CVO.

Aumento de cilindrada é sempre apreciado neste segmento, mas as melhores novidades começam pelo cabeçote de quatro válvulas em vez de duas. Os fluxos de admissão e escapamento dos cilindros foram incrementados em 50% e no novo cabeçote há dutos de refrigeração líquida, como fez a BMW na geração atual da GS ao lançar um novo boxer refrigerado a ar, mantendo a tradição dos cilindros aletados, agora com o auxílio pontual em zonas críticas. Outros itens que receberam atenção e melhorias foram o controle de vibração e de calor emitido pelo cilindro traseiro.  

A Harley ainda não entrega quais serão os números de torque e potência máximos, guardados para a apresentação da linha nos Estados Unidos na próxima semana, mas afirma que para o Milwaukee-Eight 107 pode-se esperar um 0 a 100 km/h 11% mais rápido em comparação ao Twin Cam 103, o correspondente a meio segundo. No caso do Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 seria uma melhoria de 8% sobre o Twin Cam 110. O consumo de gasolina também será menor e o engenheiro chefe de motor da fabricante garante que “foi mantida a característica de força que é tradicional dos V2 da Harley-Davidson: bom torque em baixos regimes com uma curva plana até as médias rotações que são ideais para a pilotagem touring”.

Para 2017 os modelos da família Touring receberam evoluções nas suspensões, com novo amortecedor que permite ajuste de pré-carga em uma faixa mas ampla sem necessidade de ferramentas ou bomba de ar, e um garfo dianteiro Showa mais leve e preciso no funcionamento. Duas Rodas acompanhará a apresentação da linha 2017 nos Estados Unidos, quando todos os modelos serão exibidos pela primeira vez, e publicará os detalhes aqui.    

APLICATIVO



INSTAGRAM