Fireblade volta ao jogo com novo modelo 2017

Superbike da Honda foi reprojetada para enfrentar a concorrência com mais potência e assistência eletrônica

05/10/2016 07:19

O cenário das superbikes atravessou um grande salto tecnológico há sete anos, quando a BMW entrou na categoria com a S1000RR carregada de assistentes eletrônicos e potência acima de 190 cv. Naquele ano de 2009 todas as outras esportivas ficaram obsoletas e as fabricantes precisaram correr atrás do prejuízo, o que só agora a Honda faz ao apresentar uma CBR 1000RR completamente nova.

A moto revelada no salão Intermot, em Colônia (Alemanha), ganha os sobrenomes SP e SP2 (topo de linha com componentes especiais) e foi projetada com dois objetivos principais: melhorar a relação peso/potência e adotar a geração atual de assistência eletrônica. O motor e o chassi não são projetos totalmente novos, mas foram profundamente revisados.

Permanece o 4 cilindros em linha, agora rendendo 192 cv (11 cv extra), para uma redução de peso total da moto de 15 kg. Dispõe da seleção de modos de potência, controles de tração, freio-motor e empinada, quickshifter nas elevações e reduções de marcha e novo ABS. O sistema de suspensões Öhlins é eletrônico semi-ativo e se adapta à condição de uso e pista. Para lidar com todos os novos recursos o painel passa a ser um grande TFT colorido, recurso que se populariza entre as fabricantes para a linha 2017.

Na versão SP2 a CBR recebe rodas Marchesini mais leves, alterações no cabeçote, câmara de combustão e pistões, embora a Honda ainda não detalhe em números os ganhos de peso e potência. Um kit para uso em pista também estará disponível. Ainda não há informações sobre lançamento no Brasil. 

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