Fausto Macieira: Casey Stoner testa pela Honda. Será que o bicampeão volta?

São quatro testes em Motegi, que podem indicar um eventual retorno do australiano à MotoGP em 2014

23/07/2013 11:16

Por Fausto Macieira, do Blog MundoMoto

A Honda confirmou nesta terça-feira (23) que o bicampeão mundial Casey Stoner vai acelerar um protótipo de MotoGP pela primeira vez desde o fim do ano passado no circuito japonês de Motegi, durante quatro dias de testes nos próximos meses. Segundo a HRC, ele testará a atual RC213V e também ajudará no desenvolvimento da moto que será produzida para a temporada de 2014, mas a equipe negou a possibilidade de Stoner participar de alguma corrida até o final do ano.

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

“Faz sete meses desde minha última prova, em Valência, e estou muito feliz por ter decidido parar de correr. Às vezes sinto falta de pilotar minha RCV, então gostei bastante do convite da HRC para testar em Motegi. Estou ansioso para subir na moto e ver o quanto que mudou em relação ao ano passado”, afirma o australiano. “Estamos muito satisfeitos de ter o Casey de volta em uma Honda. Ele conhece essa máquina muito bem e tenho certeza que ele pode ajudar nossos engenheiros e técnicos no desenvolvimento da RC213V”, completa Shuhei Nakamoto, diretor da HRC.

O primeiro teste de Stoner em Motegi, pista de propriedade da Honda, será em 6 e 7 de agosto. Os treinos foram programados de forma a não conflitar com os compromissos do piloto na categoria australiana V8 Supercars, de carros de turismo, para onde Stoner rumou depois de sair da MotoGP. Com 27 anos na época, Stoner se disse desiludido com os rumos do esporte e declarou querer passar mais tempo em casa com sua família, na Austrália.

Desde então, rumores indicam uma possível participação do piloto como “wild card” (convidado) na corrida em sua “casa”, em Phillip Island, e também em Motegi – ambas as provas são em outubro. Os boatos aumentaram quando Ducati e Honda conversaram com Stoner nas últimas semanas tentando seduzi-lo de volta para a  MotoGP em tempo integral no futuro. A HRC, que briga com seus dois pilotos pelo título de 2013, descartou essa possibilidade, apesar de as duas corridas não se chocarem com o calendário da V8 Supercars.

Sobre a categoria australiana, Stoner disse a um jornal local que está tendo dificuldades para se adaptar aos carros e que não esperava que isso fosse tão difícil. Ele já criticou o formato do campeonato e anunciou sua desistência de disputar três etapas. “Os rumores começam em qualquer lugar e todos os tipos de rumores estão acontecendo no momento. As pessoas dizem que eu posso voltar para a MotoGP, mas são só rumores. As pessoas estão falando do ano que vem, e para ser honesto, eu estou focado neste ano. Quero me divertir e ficar algum tempo fora [das corridas]. Eu gosto de correr, mas tenho ido de uma pista para outra desde os 14 anos, quero relaxar um pouco. O chato das corridas são as relações públicas e os eventos, isso me desanima um pouco…”, analisa.

Surpreende a Honda pedir conselhos para Stoner a essa altura do campeonato. Será que Dani Pedrosa vai rodar? É ainda mais esquisito o piloto aceitar, depois de tudo que disse e continua dizendo sobre corridas, 14 anos, esse bla bla bla. Stoner está rico e pode fazer o que quiser.  Bom, tem a suposta proposta irrecusável da Audi-Ducati na mesa também.

E aí, o que vocês acham? Ele volta? Pergunta que não quer calar: a Adriana, sua esposa, vai deixar? Haha, desculpa, não resisti…

"Saca-Rossi": Márquez dispara na MotoGP após ultrapassagem histórica

Vídeo que celebra história da Honda atinge 4 milhões de visualizações

KTM mostra prévia da nova esportiva RC390

MV Agusta lança Brutale Corsa, mais esportiva que a 1090RR

APLICATIVO



INSTAGRAM