Família 650 da Kawasaki começa a ser renovada pela Ninja

Modelo sport-touring foi o primeiro revelado; naked que substitui a ER-6 será mostrada no próximo mês

05/10/2016 08:47


A nova fase da legislação de emissões Euro 4, em vigor na Europa a partir do próximo ano, está provocando modificações em massa neste fim de ano. Para a Kawasaki, outro forte motivador vem da concorrência, mais especificamente da Yamaha, que nos últimos anos mirou segmentos onde as motos verdes reinavam  - vide Z800 e MT-09, Z300/Ninja e MT-03/R3, ER-6/Versys e MT-07/Tracer. A primeira resposta da Kawasaki acaba de ser dada no salão Intermot, em Colônia (Alemanha), ao revelar a Ninja 650 2017 e prometer que no próximo mês mostrará as nakeds Z650 e Z900. 


 


Além de remodelada a Ninja 650 muda também por baixo das carenagens. O chassi de aço da família 650, caracterizado pelo amortecedor lateral, foi substituído por um novo em treliça acompanhado de braço oscilante mais leve que reduzem o peso total da moto em 19 kg, além de torná-la mais estreita. Outra ponto que reforça a preocupação em deixa-la mais rápida nas mudanças de direção foi a redução do ângulo de cáster de 25° para 24,5°.  


 


No motor a revolução não foi tão grande, partiram da mesma base de 2 cilindros paralelos, alteraram os sistemas de admissão e escapamento, injeção de combustível, cabeçote e remapearam para que entregue até 69 cv de forma mais contínua, com respostas mais rápidas em baixos e médios regimes do que antes (este motor claramente ganhava ânimo a partir de médias para altas rotações), com redução de consumo de até 6,8%. A embreagem agora conta com assistência para reduzir o esforço no acionamento da alavanca e sistema deslizante que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas. Detalhes sobre potência e torque máximos, bem como a evolução das curvas, não foram informados pela Kawasaki, mas ao que parece houve redução de potência máxima para que obtivessem curvas mais planas, redução de consumo e emissões. 


 


No cockpit é possível contar com a regulagem do para-brisa em três posições que variam a altura em até 60 mm e o novo painel tem conta-giros central e um display maior, que soma indicador de marcha e shift-light. 


 


Nos próximos meses a família deve ser totalmente atualizada, o que incluirá além da naked rebatizada como Z650, a crossover Versys e a custom Vulcan. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil, mas a Kawasaki costuma atualizar modelos com pequeno atraso em relaão ao exterior, o que viabilizaria o lançamento já no próximo ano.         

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