Especial Dia do Motociclista: dez grandes façanhas sobre duas rodas

Florestas, alturas, distâncias... nada é obstáculo para os apaixonados por moto

26/07/2013 23:19


Em homenagem ao Dia do Motociclista, celebrado neste sábado (27 de julho), Duas Rodas relembra dez grandes feitos da história do motociclismo. Longas e perigosas jornadas, alta velocidade, saltos descomunais e até pilotagem em corda bamba estão reunidos nesta seleção. Veja abaixo:

1) Paraquedista Luigi Cani salta no Grand Canyon (2007)


A ideia era, no mínimo, ousada: o paraquedista curitibano Luigi Cani saltaria com uma Suzuki GSX-R600 no abismo do Grand Canyon, nos Estados Unidos, fato que mereceu destaque na edição nº 381 de Duas Rodas. O brasileiro se salvou com o paraquedas, mas a Suzuki acabou sacrificada; tudo isso para gerar uma das imagens mais impressionantes com uma moto como protagonista. (Foto: Aniz Raslan)


2) Bob Webb e Ron Merrill cruzam a Floresta de Darién (1975)

A Floresta de Darién é a grande barreira natural que separa Panamá e Colômbia e as Américas Central e do Sul, mas também é o sonho e pesadelo dos aventureiros que imaginam como seria cruzar os 160 km dessa área selvagem e eventualmente sob influência das Farc, as forças revolucionárias colombianas. Robert Webb e Ron Merrill, que trabalhavam na construção do Canal do Panamá, foram os primeiros a finalmente transpor a temida selva, em 1975. Os dois sucederam a bordo de um moto-trator Rokon, após três tentativas fracassadas. (Foto: Arquivo Robert Webb)


3) Rocky Robinson bate o recorde de velocidade em duas rodas (2010)

Já acostumado a bater marcas de velocidade máxima com uma moto, o americano Rocky Robinson chegou à incrível média de 605 km/h com seu protótipo em uma medição numa distância de 1 km no deserto de sal de Bonneville, nos Estados Unidos, quebrando esse recorde mundial em setembro de 2010. (Foto: Arquivo Rocky Robinson)


4) Travis Pastrana realiza o backflip duplo (2006)

Um dos maiores pilotos de motocross de todos os tempos, o americano Travis Pastrana impressionou o mundo do freestyle ao realizar, com sua Suzuki, o primeiro backflip duplo em uma competição durante o X Games 12, em Los Angeles, em 2006. (Foto: Red Bull - Pastrana realizando o backflip em 2010)


5) Emilio Scotto completa a maior viagem de moto do mundo (1995)

Se uma aventura já é um desafio por si só, imagina completar 10 anos na mesma jornada? Foi o que fez o argentino Emilio Scotto entre 1985 e 1995, percorrendo nada menos que 214 países e territórios ao redor do mundo. Foram mais de 735 mil km - recorde mundial, segundo o Guinness Book, pois ele só retornou a seu país depois dessa quilometragem toda. Sua Honda Gold Wing GL 1100 preta de 1980 foi carinhosamente apelidada de “Princesa Negra”. (Foto: Arquivo Emilio Scotto)


6) Benka Pulko conclui 180 mil km viajando pelo mundo (2002)


Entre as mulheres, ninguém bateu a marca da aventureira eslovena Benka Pulko, que saiu de casa com sua BMW F 650 em 1997 e voltou apenas em 2002, com 180 mil km percorridos em 69 países e sete continentes. A viagem durou exatamente dois mil dias e, entre esses feitos, ela se tornou a primeira pessoa a pilotar uma moto na Antártida. (Foto: Arquivo Benka Pulko)


7) Robbie Maddison sobe e desce réplica do Arco do Triunfo em Las Vegas (2008)

Não contente em ser recordista mundial ao saltar a distância de 106 metros em março de 2008, o australiano Robbie Maddison deu um show ao subir e descer a réplica do Arco do Triunfo em Las Vegas, em uma altura de 29 metros, em 31 de dezembro daquele mesmo ano. Com uma Yamaha, Maddison deu um presente de Ano Novo para os espectadores, mas ganhou um cachê polpudo (e uma contusão na mão). (Foto: Red Bull)


8) Mustafa Danger leva uma moto na corda bamba mais alta do mundo (2010)

Se alguns têm dificuldade em pilotar uma moto por lugares estreitos, imagina então equilibrá-la sobre uma corda bamba a 130 metros de altura? Foi o feito do marroquino Mustafa Danger em Benidorm, na Espanha, em 2010. Ele cruzou 1 km pelo cabo, com um assistente fazendo o contrapeso abaixo da corda, entre o Monte Tossai e o topo do hotel Gran Hotel Bali. (Foto: Reprodução/Pacific Coast News)


9) Rusty Vaughn completa 3 mil km de moto em 24 horas (2011)

Tudo bem que essa distância toda não foi acumulada em estradas esburacadas e congestionadas, mas o americano Russell “Rusty” Vaughn bateu o recorde de quilometragem percorrida em uma moto durante 24 horas em 2011, completando 3.250 km na pista de testes da fornecedora de pneus Continental, no Texas. Vaughn fechou 238 voltas no circuito com sua Harley-Davidson Electra Glide Limited 2010 e atingiu uma média de 135 km/h. (Foto: Guinness Book Records)


10) The best of Evel Knievel (1938-2007)

Não foi apenas um feito, e sim o nascimento de uma lenda que mudou a história do motociclismo. O americano Robert Craig “Evel” Knievel se tornou um ícone nos anos 70 ao saltar fileiras de carros, ônibus e caminhões utilizando uma Harley-Davidson XR-750 e um visual extravagante, com um terno estilizado nas cores da bandeira dos Estados Unidos. Knievel bateu recordes de saltos em distância com motos - como no parque de diversões americano King Island, em 1975, onde saltou uma fileira de 14 ônibus -, mas também ficou conhecido pelas várias tentativas que deram errado. O resultado foi 433 ossos quebrados (também um recorde mundial) nos 75 saltos entre 1965 e 1980, e até um período de um mês em coma após um acidente. Mas as quedas e batidas somente aumentaram o mito do carismático Knievel, que viveu até os 69 anos, em 2007, quando sucumbiu a uma doença pulmonar. A lenda sobreviveu e inspira motociclistas destemidos até hoje.


E você? Qual feito você incluiria nessa lista e por quê?


Juízes declaram apoio a lei que retira impostos de itens de segurança para motociclistas


BMW sai do Mundial de SBK e cita Brasil em "realinhamento estratégico"


Ducati 1199 Panigale R é a mais cara do Brasil


Vídeo que celebra história da Honda atinge 4 milhões de visualizações

APLICATIVO



INSTAGRAM