Eric Granado quebra jejum brasileiro no Mundial com o 9º lugar em Mugello

País não pontuava desde Alexandre Barros em Valência, em novembro de 2007

03/06/2013 16:18

Depois de mais de cinco anos e meio, o Brasil voltou a pontuar no Mundial de Motovelocidade: Eric Granado (Mapfre Aspar/Kalex KTM) conquistou o 9º lugar na prova da Moto3 em Mugello (Itália), neste domingo (2). O jejum durava desde 4 de novembro de 2007, quando Alexandre Barros foi 7º colocado com a Ducati da Pramac d’Antin na última etapa daquela temporada, em Valência (Espanha).

Participe da promoção O Melhor Motociclista do Brasil 2013

Ontem, Granado saiu da 15ª colocação e escalou posições nas primeiras voltas, se estabelecendo no top 10 ainda no início da corrida e terminando em 9º.  “Me aconselharam para olhar sempre para frente e não perder tempo com os pilotos de trás; segui o conselho e consegui impor um bom ritmo. Me diverti muito pilotando nesse grupo e dei o máximo todas as voltas, tentando estudar as possibilidades para o fim da corrida. Foi muito emocionante conseguir meus primeiros pontos, estou muito contente. Agora quero seguir trabalhando duro. Quero agradecer tanto à equipe como à minha família e aos patrocinadores que não deixaram de acreditar em mim em nenhum momento”, disse o brasileiro, que somou 7 pontos e agora aparece pela primeira vez na tabela de classificação, em 20º.

O companheiro de equipe do brasileiro, o alemão Jonas Folger (Mapfre Aspar/Kalex KTM), conquistou sua primeira pole position no ano, mas não conseguiu sustentar a posição e terminou em 6º. A vitória ficou com Luis Salom (Red Bull KTM Ajo), após disputa intensa com Álex Rins (Estrella Galicia/KTM), Maverick Viñales (Team Calvo/KTM), Miguel Oliveira (Mahindra) e Álex Márquez (Estrella Galicia/KTM), que completaram os cinco primeiros. Viñales lidera o campeonato, 4 pontos à frente de Salom, com Rins em 3º a 25 pontos do líder. A próxima etapa será em 16 de junho, na pista catalã de Montmeló, em Barcelona.

MotoGP

Na principal corrida do final de semana, Dani Pedrosa (Repsol Honda) também levou sua primeira pole do ano, mas logo perdeu a liderança para Jorge Lorenzo (Yamaha), que ficou ali até o final. Pedrosa começou a ser ameaçado pelo companheiro de equipe Marc Márquez, que o ultrapassou a cinco voltas do final. Na antepenúltima volta, no entanto, Márquez errou na mesma curva que havia superado Pedrosa, caiu e abandonou – foi a quarta queda do espanhol em seu fim de semana acidentado em Mugello.

O inglês Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) manteve a consistência e terminou em 3º, com boa folga sobre a LCR Honda do alemão Stefan Bradl e as Ducati de Andrea Dovizioso, Nicky Hayden e Michele Pirro. A CRT de Aleix Espargaró (Power Eletronics Aspar/ART Aprilia) completou a lista dos oito primeiros. A polêmica do fim de semana ficou para o acidente na primeira volta entre Álvaro Bautista (Go & Fun Honda Gresini) e Valentino Rossi (Yamaha), que tirou os dois da corrida. Rossi considerou que já estava na frente quando Bautista tentou defender a posição, enquanto o espanhol disse que o incidente não teve culpados, mas o fato é que o italiano caiu para 6º no campeonato, com apenas 47 pontos.

Pedrosa ainda é o líder, com 103, mas o atual campeão Lorenzo está apenas 12 pontos atrás. “Não me senti muito confortável na corrida hoje, mas estou feliz por ter somado vários pontos”, afirmou o piloto da Honda. Márquez, com 77 pontos, tenta se aproximar novamente da ponta, enquanto Crutchlow se firmou em 4º, com 71, e Dovizioso colocou a Ducati em 5º – 3 pontos na frente de Rossi, que até o ano passado passava por dificuldades no comando da moto italiana.

Moto2

O britânico Scott Redding (Marc VDS/Kalex) ganhou sua segunda corrida consecutiva ao superar a concorrência com o japonês Takaaki Nakagami (Italtrans/Kalex) e o espanhol Nico Terol (Mapfre Aspar/Suter). Nakagami abandonou e Terol ficou em 2º, à frente do francês Johann Zarco. No campeonato, Redding tem 45 pontos de vantagem sobre Terol e o finlandês Mika Kallio (Marc VDS/Kalex), se mostrando o único capaz de quebrar a recente hegemonia espanhola no Mundial de Motovelocidade.

Classificação

MotoGP – após 5 de 18 etapas

1) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 103 pontos

2) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 91

3) Marc Márquez (ESP/Repsol Honda), 77

4) Cal Crutchlow (GBR/Monster Yamaha Tech 3), 71

5) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 50

6) Valentino Rossi (ITA/Yamaha Factory), 47

7) Nicky Hayden (EUA/Ducati), 45

8) Álvaro Bautista (ESP/Go & Fun Honda Gresini), 38

9) Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), 30

10) Aleix Espargaró (ESP/Power Eletronics Aspar/ART Aprilia), 28

Moto2 – após 5 de 17 etapas

1) Scott Redding (GBR/Marc VDS/Kalex), 101 pontos

2) Nicolas Terol (ESP/Mapfre Aspar/Suter), 58

3) Mika Kallio (FIN/Marc VDS/Kalex), 58

4) Esteve Rabat (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 55

5) Pol Espargaró (ESP/Tuenti HP4/Kalex), 54

6) Dominique Aegerter (SUI/Technomag CarXpert/Suter), 53

7) Johann Zarco (FRA/Came Iodaracing Project/Suter), 44

8) Xavier Simeon (BEL/Desguaces La Torre Maptaq/Kalex), 35

9) Alex de Angelis (RSM/NGM Mobile Forward/Speed Up), 30 

10) Takaaki Nakagami (JAP/Italtrans/Kalex), 29

Moto3 – após 5 de 17 etapas

1) Maverick Viñales (ESP/Team Calvo/KTM), 106 pontos

2) Luis Salom (ESP/Red Bull KTM Ajo), 102

3) Álex Rins (ESP/Estrella Galicia/KTM), 81

4) Jonas Folger (ALE/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 63

5) Álex Márquez (ESP/Estrella Galicia/KTM), 35

6) Brad Binder (AFS/Ambrogio/Suter Honda), 34

7) Miguel Oliveira (POR/Mahindra), 33

8) Zulfhami Khairuddin (MAL/Red Bull KTM Ajo), 33

9) Jakub Kornfeil (CHE/Redox RW/Kalex KTM), 27

10) Alexis Masbou (FRA/Ongetta-Centro Seta/FTR Honda), 27

20) Eric Granado (BRA/Mapfre Aspar/Kalex KTM), 7

Dani Pedrosa: do nervosismo à liderança da MotoGP

Sykes ameaça liderança da Aprilia no Mundial de Superbike

 

APLICATIVO



INSTAGRAM