Em depoimento, Granado comenta melhor posição no grid e lamenta tombo

Piloto relata a Duas Rodas seu fim de semana de altos e baixos em Misano e diz que queda foi séria

17/09/2013 11:40

Por Fausto Macieira

O piloto Eric Granado concedeu um depoimento exclusivo ao repórter Fausto Macieira, de Duas Rodas, sobre a queda na última volta da etapa de San Marino de Mndial de Motovelocidade, no último domingo (15). O piloto havia largado na 7ª posição, sua melhor colocação de largada no ano, mas não conseguiu se sustentar no pelotão de frente e acabou caindo para o 19º lugar antes de sofrer o acidente.

Em seu primeiro ano na Moto3, após uma temporada complicada na Moto2, Granado conseguiu pontuar em uma das 12 corridas: em Mugello, em junho, quando ficou na 9ª posição. A corrida, quinta etapa do ano, garantiu ao brasileiro de 17 anos os 7 pontos que ele possui até agora na classificação, onde está em 22º. Seu companheiro de equipe no Team Aspar, Jonas Folger, é o 5º colocado, com 120 pontos. Mais experiente, o alemão de 20 anos já está em sua sexta temporada na categoria de base do Mundial.

“Olá, amigos de Duas Rodas

Foi um final de semana espetacular na minha carreira. Meu objetivo com a equipe neste ano é a adaptação à Moto3, me preparar, aprender e tirar as dúvidas para que em 2014 já esteja mais próximo dos 100%. Não é fácil, porque é cada vez maior a quantidade de espanhóis e italianos que chegam ao pódio. Mas estou evoluindo a cada corrida, conseguindo ficar mais no meio do grid e a classificação está melhorando.

A classificação no circuito de Misano, que eu não conhecia – estava machucado e fiquei fora da prova em 2012 –, foi realmente surpreendente, tanto para  mim quanto para a equipe. Ainda cometo muitos erros, mas minha equipe, que é uma das melhores do Mundial, está me orientando muito bem. Foi um final de semana de muita evolução. Melhoramos a geometria da moto, acertando a altura para que ela ficasse mais rápida na saídas de curva, de forma que eu pudesse me posicionar melhor e sair mais forte.

Meu companheiro  de equipe, Jonas Folger, tem muita experiência e está me ajudando bastante. Tenho certeza de que vai chegar o final de semana em que vou aplicar na corrida o que faço nos treinos e terminarei com um resultado igual ou melhor que o de Mugello. A classificação é um item que trabalhamos bastante, buscando um bom ritmo – como a gente diz, buscamos a roda traseira de um piloto rápido à frente. Faltando cinco minutos para terminar o treino classificatório, todos buscam a volta ideal com os pneus de classificação tipo “S” (macios), que só duram duas voltas rápidas. Foi o que fiz em Misano e estou melhorando nisso cada vez mais. Agora tenho que juntar tudo: fazer a volta rápida, manter o ritmo constante durante a corrida, grudar num pelotão e me manter ali até o final, buscando posições.

Infelizmente, nessa corrida de Misano eu não consegui. Me perdi um pouco na largada, quando fui tocado por outro piloto. Tentei buscar uma posição melhor e acabei errando; aconteceram vários erros durante a corrida. Lógico, a pressão de ter largado em 7º foi grande. Eu, um piloto brasileiro, junto daquelas “feras” todas. Mas sei que posso: se eu fiz esse tempo uma vez, poderei fazer outras, e sigo aprendendo.

Tive uma queda muito forte na última volta, bati a cabeça, o pé, o ombro... estou com as costelas doloridas e faço fisioterapia duas vezes ao dia aqui em Alcoy, na Espanha, onde moro e estou me preparando para o próximo GP. Sinto muita dor. O tombo foi sério, a bota rasgou, a moto passou por cima de mim, o capacete quebrou. Mas isso faz parte da vida de um piloto e é isso que eu quero, é isso que eu amo... Vou me preparar para fazer melhor e representar bem nosso país. Até a próxima!”

Eric Granado

Após vitória no domingo, Lorenzo testa nova Yamaha M1

Especial: 15 músicas rock 'n' roll com motocicleta

Testando Limites: R 1200 GS, Fat Boy e Hayabusa

Nas Bancas: 16 lançamentos para o Salão Duas Rodas

 

APLICATIVO



INSTAGRAM