Ducati Panigale V4 mais rápida e fácil de pilotar em 2022

Atualização apresentada na Itália inclui mudanças em motor, câmbio, eletrônica, suspensões, posição de pilotagem e aerodinâmica

29/11/2021 09:56

A Ducati Panigale V4 atualizada para 2022 passou por evoluções em todos os cantos. Não é uma nova moto, mas ao revisar e melhorar a esportiva em tantos aspectos a fabricante conseguiu torna-la mais rápida ao mesmo tempo que facilitou sua pilotagem.

O motor V4 de 1.103cc recebeu novos circuitos de óleo e exaustão de gases que também renderam 1,5 cv extra, mas foram potencializados por relações de marcha modificadas. 

As engrenagens de 1ª, 2ª e 6ª foram “alongadas” para facilitar a pilotagem em acelerações e curvas de baixa velocidade e, no caso da última marcha, para aumentar a velocidade máxima. 

Eletrônica revisada agora tem quatro modos de pilotagem: Full, High, Medium e Low. O modo Full não restringe a entrega de potência, exceto em 1ª marcha, enquanto no outro extremo, o Low limita a 150 cv e ameniza as respostas do acelerador. 

Na posição de pilotagem há mais uma ajuda para domar a V4, com assento mais plano e formato de tanque alterado para facilitar acelerações e frenagens fortes. Garfo Öhlins semiativo agora tem mais 5 mm de curso e molas para atuação mais rápida, que elevam o conforto na absorção de irregularidades da pista.        

A aparência da carenagem pode parecer inalterada, mas pequenas melhorias incluem novas asas e mais refrigeração para o motor. O layout do painel foi revisto para simplificar a leitura e inclui o modo de visualização Track Evo com o conta-giros em escala horizontal na parte superior do display, marcha engatada na área central e quatro quadrantes de cores diferentes à direita, dedicados a mostrar quanto recursos eletrônicos como ABS e controle de tração estão sendo usados em tempo real.    

 

APLICATIVO



INSTAGRAM