Ducati lança a exclusiva 1199 Superleggera visando ao Mundial de Superbike

Serão produzidas apenas 500 unidades do modelo; no Brasil, esportiva custará R$ 280 mil

22/10/2013 11:11

* Atualizado em 24/10/2013 às 10h38

A Ducati lançou nesta terça-feira (22) na Europa a superesportiva 1199 Superleggera, que terá apenas 500 unidades fabricadas, para homologar um modelo mais competitivo para a disputa do Mundial de Superbike. Repleta de materiais como magnésio, titânio e fibra de carbono, ela tem como grande atrativo o peso seco de apenas 155 kg – 10 kg a menos do que a até então esportiva topo de linha da marca, a Panigale R, que já era a esportiva de 1.000cc mais leve, se aproximando de uma 600cc.

A Superleggera foi baseada na própria Panigale R, uma versão já aprimorada da Panigale para uso em autódromos e competições, com a qual compartilha o motor Superquadro, de 2 cilindros em L de 1198cc. Mas o novo modelo, segundo a Ducati, possui desempenho ainda mais expressivo: ultrapassa os 200 cv a 11.500 rpm (a Panigale R chega a 195 cv a 10.750 rpm), e tem torque máximo de 13,6 kgf.m a 10.200 rpm (pouco acima dos 13,4 kgf.m a 9.000 rpm da Panigale R).

Para tornar a Superleggera o mais leve possível, grande parte das peças de metal foi substituída por materiais de menor peso. O chassi, por exemplo, passa a ser de magnésio, material que aparece também nas rodas, e a carenagem é de fibra de carbono, enquanto o sistema de exaustão é feito de titânio. Freios e suspensões também foram escolhidos visando um peso menor.

Se o piloto ainda não estiver satisfeito, pode utilizar também o “race kit”, exclusivo para os circuitos, que aumenta a potência em 5 cv e reduz o peso seco para 152,5 kg graças ao escape de competição Akrapovic em titânio. O kit inclui ainda para-brisa de competição e outros itens para facilitar o uso na pista. A eletrônica também foi otimizada, com um novo sistema chamado DWC (Ducati Wheelie Control) que monitora as empinadas da dianteira.

Segundo a Ducati, algumas unidades da Superleggera desembarcarão no Brasil entre março e junho de 2014 custando R$ 280 mil, mais que o dobro do preço da Panigale R (R$ 115 mil).

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