Ducati apresenta sua primeira Supermotard monocilíndrica

Conheça a DUCATI HYPERMOTARD 698 Mono RVE

25/03/2025 05:03

A Ducati acaba de anunciar a chegada de sua legítima representante do segmento Supermotard. A Hypermotard 698 Mono RVE é primeira monocilíndrica de uso urbano da Ducati, equipada com o novo motor Superquadro Mono de 695 cm³, derivada do motor bicilíndrico da Panigale. São apenas 100 unidades à venda no Brasil, com um preço público sugerido compatível à exclusividade da nova máquina italiana: R$ 94.990,00

Concebida para ser conduzida na cidade, a Hypermotard tem em seu motor o maior destaque. Trata-se do monocilíndrico de rua mais sofisticado e de alto desempenho já criado, com potência máxima de 77,5 cv a 9.750 rpm de rotação máxima. Este motor deriva do bicilíndrico da 1299 Panigale, do qual herda o pistão de 116 mm de diâmetro, câmara de combustão, válvulas de admissão em titânio e de escape em aço e distribuição desmodrômica, a mesma solução que a Ducati usa no MotoGP.

Potente, leve e compacto, esse motor adota pistão ‘box-in-box’ com curso de 62,4 mm, além de válvulas de admissão em titânio, camisas do cilindro em alumínio, pino do pistão com revestimento DLC (Diamont Like Carbon, usado nas motos de MotoGP) e, naturalmente, a distribuição desmodrômica. O torque, cujo valor máximo é de 63 Nm (6,4 kgm) a 8.000 rpm, é distribuído de modo linear, mas que pode ser utilizado em condução esportiva. Graças ao escape de competição Termignoni, em configuração de pista a potência aumenta 7 cv, atingindo o incrível valor de 84,5 CV, outro recorde para um monocilíndrico.

Mas não é só no motor que a Hypermotard se destaca. O seu pacote de eletrônica permite aos menos experientes aprenderem a pilotar como um piloto, apoiados pelo ABS Cornering que, para esta moto, conta com definições especificamente desenvolvidas para pilotar de forma diferente em pista.

O mesmo pacote permite aos motociclistas mais experientes explorarem plenamente a elevada potência do motor Superquadro Mono e a estável e rigorosa ciclística. A Hypermotard 698 Mono combina a precisão da frente das motos esportivas Ducati com a típica leveza das supermotos, para uma condução fácil, intuitiva e, acima de tudo, divertida, como deve de ser uma fun-bike. Este equilíbrio foi conseguido graças a dimensões de ciclística que permitem uma frente mais neutra e comunicativa, em comparação com motos derivadas do mundo do off-road.

A Hypermotard 698 Mono tem quatro modos de condução (Sport, Road, Urban e Wet) para quais o Engine Mode (disponível em 3 níveis), bem como os níveis do DTC, EBC e ABS, podem ser alterados pelo piloto. Tudo é gerido pela instrumentação LCD de 3,8’’ com caracteres brancos em fundo negro, para assegurar a legibilidade da informação. Tal como na Panigale V4, a Hypermotard 698 Mono também conta com a indicação de troca de mudança quando se atinge o limitador. A Hypermotard 698 Mono é a primeira Ducati a oferecer quatro níveis de ABS. Dois destes são integrados na funcionalidade Slide-by-Brake, que, através do uso do freio traseiro, permite curvar de forma segura e repetida em ‘powerslide’ numa condução esportiva em pista.

A nova motocicleta adota estética ‘racing’, tipicamente de uma supermoto, com linhas fluidas e superfícies características do design Ducati. O farol frontal supercompacto em LED integra a função DRL com um perfil luminoso de duplo “C” e torna a Hypermotard 698 Mono numa moto que não passa despercebida. O assento é alto e plano, com para-lamas dianteiro elevado e seção posterior afilada. Em linha com o estilo Ducati, os aros de liga leve com cinco braços de desenho em “Y” formam uma imagem esportiva com a vantagem da leveza. Outro elemento único são os dois silenciadores montados em posição elevada, de ambos os lados da seção traseira, um elemento distinto da família Hypermotard bem como das supermotos de competição.

Com peso de 151 kg sem combustível, esse resultado foi obtido graças a soluções como o quadro em treliça com seções e espessuras diferenciadas, pesando apenas 7,2 kg e capaz de combinar rigidez e leveza, além de aros em liga leve, freios de disco com aro em alumínio e garfo invertido Marzocchi, totalmente regulável e equipado com ajustadores externos. Nos aros encontram-se montados pneus Pirelli Diablo Rosso IV, nas medidas de 120/70 ZR 17 à frente e 160/60 ZR 17 atrás. O sistema de frenagem dianteira está entregue a um único disco de 330 mm, desenvolvido especificamente pela Brembo para a Hypermotard 698 Mono, com pinça radial Brembo M4.32. Na traseira temos um disco de 240 mm, também com desenho dedicado.

APLICATIVO



INSTAGRAM