Desafio: Leandro Mello encara prova de enduro com Yamaha Super Ténéré

Depois de colocar a big trail para disputar 500 Milhas de Interlagos, piloto de testes de Duas Rodas leva modelo de 1.200cc para corrida na terra

09/07/2014 10:50


Em fevereiro, o piloto de testes Leandro Mello surpreendeu ao disputar as 500 Milhas de Interlagos com uma Yamaha Super Ténéré. Cinco meses depois, o piloto de Duas Rodas traçou um novo (e mais complicado) desafio: levar a big trail para um prova de enduro.


 


"Resolvi entrar na prova quatro dias antes e a moto estava parada desde as 500 Milhas. Em relação à original coloquei apenas o pneu Metzeler Karoo 3, pois não tinha o de competição para suas medidas, e um guidão Pro Taper, com suporte para ficar mais alto. Mantivemos o escape esportivo e mangueiras de freio em aeroquipe. O restante é igual a moto original", conta. O piloto fez apenas um treino no dia anterior à prova para ajustar a suspensão. 


 


De acordo com Mello, no dia da prova os demais pilotos, assustados, diziam que dificilmente a big trail passaria da primeira especial. "O fantástico piloto Felipe Zanol riu muito e disse que éramos loucos, pois era uma prova para motos de 450cc e 100 kg, não uma de 1.200 cc e 260 kg", lembra o sorridente Mello.


 


A prova tinha três voltas de 45 km e a proposta era pelo menos completar um giro: "sabia da dificuldade e achava que mesmo uma volta seria impossível e logo de cara tinha uma especial com diversas toras e pneus empilhados. Achei que ficaria ali, mas passei com muito mais facilidade do que esperava. Minha maior dificuldade era não estar com pneus de competição e, principalmente, por estar mais baixo em relação às motos de enduro. Com isso, o protetor do motor batia muito forte e a largura da moto fazia com que ela travasse nas cavas, eu tinha que fugir delas, que ajudam a dar direção e tração".


 


No fim, o piloto disse que conseguiu andar solto por toda prova e, quando não tinha cavas, andava no mesmo ritmo que muitas outras motos, mesmo a corrida sendo travada e cheia de obstáculos. "Completei a volta curtindo muito e fiquei extremamente feliz com o feito! Sou fã de motos big trail, acho o produto mais completo, une performance, tecnologia, conforto e robustez", concluiu.


 


Desafio - parte 1


 

Desafio - parte 2

APLICATIVO



INSTAGRAM