28/05/2018 12:05
Curiosamente a BMW escolheu um concurso de motocicletas e automóveis antigos realizado no último fim de semana, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, para apresentar sua nova moto-conceito. Partindo das linhas conhecidas da crossover S1000XR a “9cento” soma toques futuristas sobre uma base mecânica mais compacta de 2 cilindros, a da recém-lançada F850GS. É portanto uma moto com carenagem e para-brisa alto, suspensões de curso elevado e postura de pilotagem ereta e confortável semelhante à de uma GS, em que a configuração está voltada à performance em asfalto, com rodas de aro 17 polegadas e pneus largos.
Dado o crescimento do segmento ao redor de 800cc nos últimos anos, com modelos bem-sucedidos da família Yamaha MT quase sem concorrência, não seria improvável que uma F850XR esteja nos planos da BMW. As condições agora parecem mais propícias ao projeto de uma sport-touring da família XR com cilindrada reduzida, beneficiando-se da disseminação dos motores de 2 cilindros e do propulsor renovado da big trail GS, que passou a ter defasagem de 270º entre os cilindros, potência elevada a 95 cv e eletrônica atualizada (modos de pilotagem, ajuste eletrônico de suspensão, painel TFT).
Mais novidades sobre o modelo de produção provavelmente serão conhecidas nos salões internacionais do fim do ano, quando serão apresentados os modelos da linha 2019.
Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br