"Compra da moto é só o primeiro passo", diz executivo da Harley-Davidson

Para Mark Van Genderen, ações como a festa de 110 anos no Brasil são essenciais para a fidelização do cliente

09/05/2013 17:15

Por: Marcelo Freire

Fotos: Harley-Davidson

Depois de dois Rio Harley Days e um National HOG Rally em Florianópolis (SC), agora é a vez de São Paulo, cidade com o maior número de motocicletas do Brasil, receber uma festa da Harley-Davidson. No dia 1º de junho, o Anhembi será a sede do evento de homenagem aos 110 anos da fabricante, que tem o Capital Inicial como principal atração musical, além de shows cover de rock clássico e de um desfile de motos pela capital paulista (veja a programação completa no fim do texto).

A festa indica a importância estratégica do mercado brasileiro para a marca, que não diminui o ritmo para se consolidar no país. Em entrevista a Duas Rodas, Mark Van Genderen, vice-presidente da fabricante para a América Latina, explica por que a fabricante dedica tanta energia a esse tipo de ação e aponta a compra da moto apenas como “primeiro passo” no processo de fidelização do cliente. Veja abaixo:

DR - Desde que a Harley chegou ao Brasil de forma direta, em 2011, tivemos dois Rio Harley Days, um National HOG Rally e agora a festa de aniversário dos 110 anos, no Anhembi. Quais os principais motivos para realizar esses eventos?

Quando pensamos em ser uma fabricante de motocicletas diferente, isso inclui uma experiência premium para o consumidor. A compra da moto é o primeiro passo, mas são os eventos, a customização e as roupas que permitem ao cliente se sentir como um membro da família. É algo que tentamos fazer no mundo e que combina bem com o Brasil, com a paixão dos motociclistas pelas Harley.

Ainda não vemos muitas lojas dedicadas aos produtos de merchandising no Brasil. Vocês planejam um aumento nesse sentido?

Sim, e nosso foco principal é oferecer ao cliente não apenas a moto, mas todos os acessórios e merchandising. Um desafio certamente é a questão tributária, mas estamos trabalhando com isso.

Nestes dois anos, alguns modelos se consolidaram no país e outros foram trocados. Como a marca trabalha com as preferências do público brasileiro?

Primeiro, colocamos nosso próprio time de marketing e fizemos diversas pesquisas com os brasileiros para levar essas informações ao setor de desenvolvimento de produtos. Também buscamos descobrir qual produto nosso pode ter boas vendas no Brasil, nos baseando no que o mercado deseja, e também quais são os atributos que os clientes brasileiros querem que incorporemos às motos no futuro. A touring Street Glide, por exemplo, lançada no ano passado, foi um resultado direto do feedback do consumidor. Ele mostrou gostar de motos touring, mas não tão grandes como a Ultra Classic Electric Glide, e sim com uma alma mais custom. Outro ponto importante é nossa fábrica em Manaus, que oferece o número ideal de motos para o mercado. Estou muito satisfeito com a produção de nossa planta e ela é uma das responsáveis por conseguimos introduzir mais modelos do que nunca.

Quais as particularidades do público brasileiro em relação ao americano, por exemplo?

São muitos parecidos. Mas, provavelmente, existe um amor ainda maior pela moto e pela marca no Brasil. Os cafés da manhã que as concessionárias brasileiras oferecem, por exemplo, são ações que só acontecem aqui, até onde eu sei, e isso me deixa com um sorriso no rosto.

Festa de 110 anos da Harley-Davidson

Data: 1º de junho (sábado)

Local: Arena Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo)

Ingresso: R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia-entrada e membros do HOG)

Programação

13h: Abertura dos portões para concentração do Desfile de Motos

14h – 15h30: Desfile de Motos

15h30: Abertura dos portões para o público geral

15h30: DJ Rodrigo Branco (Kiss FM)

17h – 17h30: Show de manobras com a Harley-Davidson XR1200X

17h30 – 18h30: Mr. Kurk (classic rock)

18h30 – 19h30: DJ Rodrigo Branco

19h – 20h30: Balance (Van Halen cover)

20h30 – 21h: Cerimônia de Agradecimento com Bill Davidson

21h – 22h30: Capital Inicial

22h30 – 0h30: DJ Rodrigo Branco

0h30: Encerramento

APLICATIVO



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