Como higienizar corretamente seus equipamentos de proteção

Cada peça que você veste para sair de moto precisa de um tipo de cuidado; veja como fazer

31/03/2020 16:03

A pademia de coronavírus serviu de alerta para a importância dos cuidados com a higiene que devemos ter no dia a dia. Assim como as roupas que usamos, os equipamentos de proteção que vestimos também precisam de limpeza periódica. Até mais do que as roupas...

Além de suor e outros fluidos corporais, os equipamentos de proteção estão em contato direto com os gases de escapamento de outros veículos. E quaisquer outros detritos lançados do piso, poças de água suja, óleo, insetos e até fezes de pássaros (quem nunca foi atingido?).

Para a limpeza de cada equipamento há um processo recomendado. Assim a limpeza é efetiva, sem danificá-los. Nossas recomendações seguem as orientações da maioria das fabricantes, mas sempre cheque aquelas que acompanham seus equipamentos, impressas em livretos, etiquetas ou na parte interior. Você precisará que esteja tudo bem conservado em caso de queda!  

Capacete – a parte externa do casco pode até ser polida com cera e estopa ou flanela, para manter as cores vivas e o brilho. Além de facilitar a posterior remoção de sujeira com pano úmido. 

Na parte interna, se o forro for removível, lave à mão com sabão neutro e água, depois deixe secar à sombra. Se não for possível retirar o forro, faça a limpeza com pano úmido e sabão. Máquina de lavar e secadora podem danificar partes plásticas, de metal e encaixes. 

Por fim, a viseira precisa de cautela especial para não riscar: remova do capacete e lave em água corrente com sabão neutro, se necessário. Depois seque com pano macio para não ficarem marcas que atrapalhem a visibilidade.  

Jaqueta, calça e luvas de tecido sintético – comece removendo as proteções internas. Sujeira mais difícil de remover pode ser esfregada com uma escova ou pano usando sabão diluído em água. 

Para a lavagem com imersão em água, prefira o processo à mão. Ou em máquina de lavar do tipo frontal, no programa para roupa delicada. Deixe as peças secando em um cabide.    

Botas – use água corrente e bucha para remover a sujeira. Seque o excesso de água com pano e deixe em local ventilado, na sombra, sempre com apoio sobre o próprio solado.  

Produtos com couro precisam de cuidado extra – o couro não se dá bem com água e está sujeito ao ressecamento com o passar do tempo. Nunca lave por imersão em água. O método de limpeza ideal é usar pano úmido e deixar secando em local ventilado, porque peças de couro estão mais sujeitas a mofo por excesso de umidade. 

Para limpeza de sujeira mais difícil de remover existem produtos específicos para couro, assim como hidratantes para aplicação periódica e prevenção de ressecamento. Algumas marcas de equipamentos vendem os próprios produtos para esse tipo de cuidado.     

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

 

APLICATIVO



INSTAGRAM