Com nova R1, Yamaha volta ao Mundial de Superbike

Após quatro anos sem disputar o campeonato, marca dos diapasões já testa modelo que será usado pelos pilotos Sylvain Guintoli e Alex Lowes em 2016

12/11/2015 10:11

A Yamaha anunciou há dois meses seu retorno oficial ao Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) com a nova superesportiva YZF-R1, de mais de 200 cv de potência. Em parceria com a Crescent Racing, a equipe oficial da fábrica japonesa se chamará Yamaha PATA e os pilotos serão o francês Sylvain Guintoli, campeão da categoria em 2014, e o inglês Alex Lowes, campeão britânico de Superbike. A Yamaha, aliás, já iniciou os testes no Circuito de Jerez, na Espanha, com os pilotos a bordo da nova moto. Vale lembrar que o último título da Yamaha neste tradicional campeonato aconteceu em 2009 com o piloto Ben Spies. “Este é um momento muito empolgante para nós, já que ficamos fora do WSBK por quatro anos. Com a nova R1 desenvolvida com tecnologia da MotoGP, ficou claro que precisaríamos retornar ao Mundial para mostrar todo o potencial dessa moto”, declarou o chefe de operações da Yamaha Europa, Eric de Seynes.

O que é o WSBK?

O Mundial de Superbike, ou WSBK, é um campeonato disputado com as motos de 1000cc comercializadas pelas fabricantes. É necessário, portanto, que a marca tenha um modelo com esta capacidade em produção – venda final para o público – para entrar na competição! Com isso, as motos de 1000cc servem como base para cada equipe, que pode fazer alguns ajustes no conjunto, mas precisa manter as características estéticas e estruturais da moto original, ou seja, mesmo quadro, mesma carcaça de motor entre outros itens.

Confira as marcas e as máquinas que farão parte do certame em 2016:

- Aprilia Racing (Aprilia RSV4 RF)

- Ducati Superbike Team (Ducati 1199 Panigale R)

- Honda World Superbike (Honda CBR1000RR)

- Kawasaki Racing Team (Kawasaki ZX-10R)

- MV Agusta Reparto Corse (MV Agusta 1000 F4)

- Suzuki (Suzuki GSX-R1000)

- Yamaha Crescent Racing (Yamaha YZF-R1)

- BMW Motorrad Italia Superbike Team (BMW S 1000 RR)

APLICATIVO



INSTAGRAM