25/05/2016 16:31
A CB 190R foi apresentada na China no fim de 2015 e está sendo lançada na Argentina ao mesmo tempo que a XRE 190 no Brasil, com o propulsor comum às duas. Única diferença do motor está na pintura preta com a inscrição “Honda” em baixo relevo nas tampas laterais, de resto é o mesmo das nossas CG e Bros que teve o diâmetro aumentado para alcançar 184cc (1 cilindro, 2 válvulas e refrigeração a ar).
Outros componentes similares a alguns já produzidos no Brasil são as rodas de liga leve da CB Twister (em pneus 110/70-17 e 140/70-17), as pinças de freio (pintadas de dourado em vez do prata nacional) e os discos com os mesmos 276 mm e 220 mm, mas recortados em formato margarida. O fato é que as unidades importadas da China para montagem na planta de Campana, província de Buenos Aires, estão usando também componentes brasileiros, conforme executivos da subsidiária confirmam (sem especificar quais).
O design da CB 190R é até mais agressivo que o da Twister 250, com ângulos acentuados, um farol de LEDs alongado para baixo como na Kawasaki Z1000, ponteira de escapamento curta saindo logo atrás do motor e garfo de suspensão invertido. Para reforçar o apelo esportivo existem opções de pintura tricolor branca/vermelha/azul e Repsol, seguindo a padronagem das pinturas da Honda nas competições internacionais de velocidade.
Apesar das facilidades com alguns componentes, viabilizar o lançamento da CB 190 no Brasil não seria tão fácil quanto o da variação da Bros batizada de XRE. Chassi e suspensões são novos e a diferença entre os preços de CG 160 Titan e CB 250 Twister standard é de apenas R$ 3.295, contra os R$ 4.303 que separam NXR 160 Bros ESDD de XRE 300 standard. Consultamos a Honda sobre a possibilidade do lançamento local e a resposta foi que optaram por projetar a Twister para o mercado nacional e seria difícil viabilizar a convivência das duas na linha com volumes suficientes e preço competitivo para a 190.